Notícias

Tesouro Educa+: Especialistas comentam novas funcionalidades do título

Autarquia quer fomentar a educação superior no Brasil.

Tesouro Educa+: Especialistas comentam novas funcionalidades do título
Dia das crianças: 5 dicas para ensinar os filhos sobre educação financeira. Foto: Envato Elements

O Programa Tesouro Direto lançou ontem à tarde Tesouro Direto Coletivo, uma nova funcionalidade que permite que familiares e amigos também possam investir em nome de crianças e adolescentes no Tesouro Educa+. Este é um título destinado à formação de renda complementar para custear estudos.

Na prática, a novidade implica que, por meio do Tesouro Direto Coletivo, os pais e responsáveis possam criar uma campanha colaborativa no site do Tesouro Direto, desde que haja um nome e uma descrição, que ficarão visíveis para os apoiadores.

Na sequência, será gerado um link a ser divulgado a amigos e familiares, que poderão escolher um valor de contribuição, a ser pago via Pix, cuja finalidade é o financiamento coletivo do futuro educacional da criança cadastrada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A planejadora financeira da Planejar Marcia Dessen afirmou que achou a atualização bem interessante, e até sugeriu que os pais devem repassar o link aos amigos e familiares no aniversário da criança. “Ao invés de dar um valor em mãos ou um presente qualquer, pode-se pedir um depósito de qualquer quantia para reforçar a ‘poupança’ que será usada no ensino superior do filho ou filha”, disse.

Ainda assim, por melhor que seja a atualização do Educa+, ela lembra que geralmente as famílias brasileiras têm outros desafios que se sobrepõem, como a própria manutenção do lar, com aluguel, financiamento e alimentação. “Eu acredito que tem tudo para dar certo, mas é preciso vencer essa barreira da sobrecarga das famílias”, pontuou.

Já o analista da Ouro Preto Investimentos, Sidney Lima, ressaltou que a flexibilização do projeto é muito positiva, visto que a possibilidade de iniciar um investimento com cerca de R$ 30 torna o Tesouro Educa+ acessível para uma ampla gama de brasileiros. “A longo prazo, mesmo pequenas contribuições podem resultar em um valor significativo, que sem dúvida podem ajudar o futuro”, frisou.

O especialista elenca que a falta de pessoas com curso superior em nível elevado vem mais em linha com características estruturais da cultura brasileira. Para ele, é muito mais importante a conscientização das pessoas, bem como colocar esse projeto como prioridade de vida de longo prazo, em uma sociedade tão imediatista.

O fundador da Hike Capital, Jonas Carvalho, por sua vez, avalia que esse tipo de produto é de suma importância para o desenvolvimento Nacional. Para ele, a educação é a base para qualquer nação desenvolvida e esse tipo de incentivo fomenta esse setor.

Publicidade

O executivo explica que a ideia do Educa+ se assemelha ao plano 529 nos Estados Unidos, no qual pais podem investir em nome dos filhos e possuem incentivos fiscais na hora de resgate para educação dos mesmos. “Produtos nichados como este materializam cada vez mais o mercado financeiro, deixando de ser um ganho abstrato no futuro, para a faculdade do seu filho amanhã”, diz.

Passo a Passo para o Educa+

O passo a passo para a criação da campanha de financiamento está disponível no Blog do Tesouro Direto, e os pais podem acompanhar na plataforma do Tesouro Direto Coletivo todo o andamento da campanha e checar os apoios já recebidos e quanto falta para alcançar o objetivo estabelecido.

A autarquia de governo explicou que a funcionalidade permite a mobilização de toda a família e amigos no planejamento da educação de crianças e adolescentes por meio de uma forma segura, rápida e fácil. Para o Tesouro, esta é mais uma alternativa para que não só o pai ou mãe participem da inclusão da criança no mundo do planejamento financeiro e investimentos, mas o tio, madrinha, familiares e amigos.

Cad&Pag

O Tesouro também informou, por meio de nota, que foi lançada ainda a possibilidade de abertura de conta em nome do menor de idade dentro do Tesouro Direto através do cadastro rápido (Cad&Pag). Trata-se de uma funcionalidade que facilita o registro de novos investidores no programa, permitindo o primeiro investimento de forma fácil e rápida. Ele integra os sistemas do Tesouro Direto, do Gov.br e das instituições financeiras em um processo unificado.