

Após as celebrações de Natal e a aproximação do Ano Novo, muitas famílias podem iniciar o ano com as finanças comprometidas e caindo em uma ressaca financeira, devido aos gastos realizados em dezembro.
Para evitar que isso se torne um problema recorrente, especialistas destacam a importância de planejar com antecedência e manter o controle orçamentário.
Organização é essencial para gastos de final de ano
Em orientações ao portal Bora Investir, da B3, Carol Stange, educadora e planejadora financeira, afirma que estabelecer limites para cada categoria de despesa é o primeiro passo para não ultrapassar o orçamento. Isso inclui tanto os presentes quanto a ceia de Natal.
A especialista sugere que as pessoas dividam o valor total destinado aos presentes pelo número de presentes a serem dados, evitando assim que algumas pessoas sejam presenteadas com itens mais caros enquanto outras recebem apenas lembrancinhas.
Planejamento também é chave para viagens
Para quem incluiu uma viagem no final do ano, o planejamento financeiro antecipado também é fundamental. Cada meta financeira deve ser encarada como um pote, onde se deposita dinheiro regularmente. Começar cedo permite que os custos sejam diluídos ao longo do tempo, reduzindo o impacto financeiro, explica Stange.
Publicidade
No entanto, viagens de última hora são comuns durante esse período. Nesse caso, a especialista ressalta a importância de contar com investimentos de liquidez diária, como o Tesouro Selic ou certos tipos de CDBs.
Com o encerramento das festas, o momento é propício para avaliar o que funcionou bem no planejamento e ajustar as estratégias para o próximo ciclo. Estabelecer metas claras e reservar recursos com antecedência podem te livrar de cair em uma ressaca financeira.
Colaborou: Gabrielly Bento.