Publicidade

Ibovespa deve cair ou subir nesta Super Quarta? Veja o que dizem analistas

Nesta quarta-feira, os bancos centrais do Brasil e dos EUA decidem as taxas de juros de suas economias

Ibovespa deve cair ou subir nesta Super Quarta? Veja o que dizem analistas
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa deve operar de lado ao longo do pregão desta super quarta-feira (18), disseram três analistas ouvidos pelo E-Investidor. O motivo é que os investidores tendem a ficar esperando a decisão do Fed, o banco central norte-americano, para começarem a se movimentar.

Nesta quarta-feira, os bancos centrais do Brasil e dos EUA decidem as taxas de juros de suas economias. No Brasil, a expectativa é de alta de juros de 0,25 ponto porcentual e nos EUA a estimativa é de corte de juros de 0,25 ponto porcentual.

De acordo com Pedro Lang, economista da Valor Investimentos, hoje deve ser um dia de baixa movimentação aguda. Na visão dele, a bolsa deve subir 0,3% ou cair 0,3%. Sem grandes movimentações. O especialista diz que a única forma de a Bolsa subir ou cair forte seria se acontecesse algo extraordinário ao longo do dia.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

“Além da decisão de juros, o investidor deve ter apenas os dados da construção civil. Ou seja, somente se esse dado vier muito acima ou abaixo do esperado, que o investidor pode ver grandes movimentos na Bolsa”, diz Pedro Lang,

O que pode fazer o Ibovespa cair ou subir hoje?

Já Fernando Siqueira, da Guide Investimentos, comenta que a Bolsa deve operar de lado até decisão de juros do banco central dos EUA, o Federal Reserve (FED). Ele comenta que a coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, pode ser um ponto decisivo. “Se ele destacar que os juros vão continuar caindo, que está conseguindo evitar uma recessão, o mercado pode subir”, diz o especialista.

Para João Abdouni, analista da Levante, o Ibovespa hoje pode sofrer com a queda dos preços do minério de ferro e petróleo. Já as companhias ligas da juros podem performar bem devido ao corte de juros nos EUA.

Lang, da Valor Investimentos, estima que o Fed deve cortar juros em 0,25 ponto porcentual e que após essa decisão o Ibovespa deve subir. “Caso o corte seja maior, de 0,50 ponto porcentual, o Ibovespa deve subir ainda mais”, argumenta.

Ou seja, o investidor deve apertar os cintos e ter paciência, pois a decolagem do Ibovespa pode acontecer somente após às 15h (de Brasília). Até, o indicador deve seguir operando de lado ou pressionado pelo setor de commodities.

Publicidade