• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Renda fixa: janela dos juros altos estaria perto de fechar?

Mercado tem a tendência de exagerar na leitura dos cenários, criando oportunidades transitórias, aponta Gabriela Joubert

Por Leo Guimarães

12/11/2024 | 13:07 Atualização: 12/11/2024 | 13:07

Caso corte de gastos de Haddad decepcione, o risco é de mais juros. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Caso corte de gastos de Haddad decepcione, o risco é de mais juros. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

A desconfiança do mercado com o plano de corte de gastos do governo Lula e a percepção de novos riscos inflacionários associados ao retorno de Donald Trump à presidência americana são eventos que pressionam a alta dos juros. Por isso, o investidor deve aproveitar a janela de prêmios gordos da renda fixa brasileira agora, pois a oportunidade pode estar se fechando.

Leia mais:
  • IPCA + 7% ou prefixado a 13%: Qual o novo queridinho dos especialistas na renda fixa?
  • Se o corte de gastos não for eficaz, o dólar pode chegar a R$ 7, diz Monte Bravo
  • Moedas globais: dólar avança com economia dos EUA e próxima gestão de Trump no radar
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa é a opinião de Gabriela Joubert, estrategista-chefe do Banco Inter, autora de um relatório abordando como a volatilidade de curto prazo gerada pelas eleições americanas tem um impacto pequeno na robusta estrutura da economia americana.

Segundo ela, tanto lá, quanto aqui, há uma tendência de o mercado exagerar na leitura dos cenários, o que, no caso do Brasil, cria essa oportunidade transitória de renda fixa pagando quase 7% de juros real (acima da inflação).

  • Leia mais: IPCA + 7% ou prefixado a 13%: Qual o novo queridinho dos especialistas na renda fixa?

“Esse é um preço de calamidade, como visto na crise de 2008 ou no impeachment de Dilma Rousseff”, avalia a diretora. “Estamos falando de um PIB que surpreende positivamente, desemprego em queda e inflação controlada, ainda que alta para os padrões históricos do país”, defende. Em 12 meses o IPCA registrou uma inflação de 4,76%, 0,16 pontos acima da banda superior da meta de 4,5%.

Ruim para o emissor, bom para o investidor

Neste contexto, Joubert considera que o governo será compelido a reorganizar suas finanças. Em sua avaliação, taxas prefixadas de quase 13% em títulos de longo prazo são “desfavoráveis para a administração pública e para quem necessita emitir dívida, mas representam uma oportunidade para investidores no curto prazo.” O título do Tesouro Prefixado com vencimento em 2031 pagava nesta terça (12) 12,95% ao ano.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

A estrategista considera que o pacote de cortes de gastos do governo pode ser um catalisador para correção dos prêmios da renda fixa, ainda mais no contexto  de acomodação do período pós-eleição dos EUA. “Temos taxas de oportunidade neste momento, considerando as variáveis macroeconômicas e os resultados satisfatórios das empresas. Não é um momento que justifique incertezas nesses patamares”, defende.

É importante lembrar que montar uma alocação em títulos de renda fixa prefixados e atrelados à inflação pensando no longo prazo não livra o investimento da volatilidade de mercado.

O investidor que apostou no IPCA + no início do ano, por exemplo, vê seu título hoje com um valor de face menor, pois os juros estão maiores agora. Para quem leva o investimento até o vencimento, no entanto, o retorno será o contratado. “Quem comprou IPCA+ em 2004 e resgatou agora obteve mais de 1.300% de retorno, ou seja, 14 vezes o valor investido.”

A profissional reconhece que há um risco de curto prazo, no caso de o plano de corte de despesas do governo decepcionar, o que resultaria em mais prêmio de risco. “Apesar de possíveis pressões imediatas, elas tendem a se estabilizar e convergir. Não veremos um estresse contínuo”. Na sua visão o ano de 2025 representa uma oportunidade para o governo implementar medidas “menos populistas”, já que não se trata de um ano eleitoral.

Aportar na segurança do dólar

Assim como na renda fixa brasileira, a lógica de diversificação se aplica à renda fixa nos Estados Unidos. Com o dólar na faixa dos R$ 5,80, investidores têm oportunidades de alocar recursos em moeda forte, aproveitando retornos da variação cambial, com  taxas de juros ainda atrativas. Este mês, o Federal Reserve (Fed) reduziu a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, estabelecendo a faixa de 4,50% a 4,75% ao ano. O corte anterior, em setembro, havia sido de 0,50 ponto, quando teve início o atual ciclo de corte.

Publicidade

“O fato de Trump ter vencido as eleições não impedirá o Fed de cortar juros, apenas não será na magnitude esperada. A janela está se fechando”, defende, lembrando que é importante manter exposição no dólar. Desde 1994, o real perdeu 80% de seu valor frente à moeda americana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Inflação
  • Investimentos
  • Juros
  • Mercado financeiro
  • Renda fixa
  • Trump
Cotações
02/07/2025 0h56 (delay 15min)
Câmbio
02/07/2025 0h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Dólar fecha junho com queda de 4,99%; o que o investidor deve esperar em julho?

  • 4

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2882 de hoje, terça-feira (01)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2882 de hoje, terça-feira (01)
Imagem principal sobre o CNU 2025: inscrições começam no dia 2 de julho. Veja os cargos disponíveis
Logo E-Investidor
CNU 2025: inscrições começam no dia 2 de julho. Veja os cargos disponíveis
Imagem principal sobre o Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
Logo E-Investidor
Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
Imagem principal sobre o Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Logo E-Investidor
Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Imagem principal sobre o Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Imagem principal sobre o Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Logo E-Investidor
Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Imagem principal sobre o Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Logo E-Investidor
Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Imagem principal sobre o Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Logo E-Investidor
Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador