UE pune central de liquidação russa autora dos pagamento de eurobônus

Promsvyazbank disse que isso impossibilita a venda de ações estrangeiras mantidas no NSD

UE pune central de liquidação russa autora dos pagamento de eurobônus
Notas de rublo russo 22/01/2016 REUTERS/Kacper Pempel

A União Europeia (UE) ampliou as sanções contra a Rússia e adicionou seu Depositário Nacional de Liquidação (NSD, na sigla em inglês), que Moscou planejava usar para pagar eurobônus, à lista de entidades punidas, mostrou um documento do bloco nesta sexta-feira.

A Rússia disse nesta semana que iria substituir o Citibank, que parou de trabalhar como agente para pagamento dos eurobônus do país, pelo NSD, sua central de liquidação de operações financeiras, já que está correndo o risco de sofrer seu primeiro grande calote da dívida externa em mais de um século.

O NSD, uma versão russa das câmaras de compensação ocidentais Euroclear e Clearstream, detém 70 trilhões de rublos (1,12 trilhão de dólares) em ativos de clientes, incluindo 9 trilhões de rublos em títulos estrangeiros, como eurobônus vinculados ao Estado russo.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Nem o NSD nem o Ministério das Finanças russo responderam a pedidos da Reuters por comentários sobre as sanções da UE.

“Isso impossibilita a venda de ações estrangeiras mantidas no NSD, mas, dado que o NSD e a Euroclear já haviam suspendido a cooperação anteriormente, alguns investidores não conseguiriam fazer nenhuma operação… de qualquer maneira”, disse o Promsvyazbank em nota.