(Beth Moreira) – A previsão do Bradesco BBI de que o resultado do segundo trimestre da Ambev impulsionaria as ações da empresa no pregão desta quinta-feira (28) parecem ter se concretizado. Às 16h41, os papeis da ABEV3 subiam 0,80%, cotados a R$ 15,10. Entre pontos positivos destacados pelo banco estão o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado acima do esperado e o aumento nos volumes de cerveja brasileira, que vieram acima da expectativa do mercado.
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Em relatório, os analistas Leandro Fontanesi e Victor Romano atribuem o volume acima do previsto ao fato de a empresa continuar a executar bem sua estratégia de crescimento (por exemplo, inovações) e aproveitar um ambiente competitivo favorável que deve continuar (por exemplo, a Heineken pode enfrentar restrições de capacidade até meados de 2024, quando deverá abrir uma nova unidade e, portanto, está focado em aumentar os preços).
“Este resultado positivo provavelmente contribuirá para elevar ainda mais o sentimento dos investidores em relação à ação nos próximos meses, uma vez que ganhos contínuos de participação de mercado (Ambev mencionou ganhos tanto na comparação trimestral quanto na anual) mostram que a empresa está executando com sucesso sua estratégia de crescimento com a nova gestão desde 2019, enquanto os preços das commodities em tendência de queda sugerem que a pressão de custos diminuirá gradualmente, um fator chave para explicar a pressão de margem nos últimos trimestres”, destacam.
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Os analistas apontam ainda que a ação está sendo negociada com múltiplo atraente de 15 vezes o Preço/Lucro, abaixo da média histórica de 23 vezes.
Eles ressaltam ainda que a Ambev registrou receita líquida de R$ 17,989 milhões no segundo trimestre, 3% acima do previsto pela casa, com receita líquida acima do esperado na LAS (20% acima do esperado), impulsionado por preços mais altos), Cerveja Brasil (3,5% acima do previsto, devido a volumes maiores) e NAB (3% acima, impulsionado por preços e volumes mais altos).
Em relação à estratégia de inovação da empresa, os analistas destacam o BEES (aplicativo B2B), que continua em expansão e mais de 60% dos usuários do BEES também estão comprando no marketplace; o Zé Delivery (aplicativo B2C), que cumpriu quase 15 milhões de pedidos e apresentou crescimento de 7% no GMV (volume bruto de mercadorias) ante um ano, com 4 milhões de usuários ativos mensais.
Com relação ao desempenho do portfólio da empresa, os profissionais apontam o crescimento das Marcas Premium, com forte atuação do Chopp Brahma e Original; o crescimento das marcas Core, com forte desempenho das marcas core plus Brahma Duplo Malte e Spaten; e na região NAB, o crescimento de mais de 20% da marca Pepsi impulsionada pela Pepsi Black.