Mercado

7 motivos para investir no bitcoin Ethereum

Prêmio Broadcast mostra que commodities, saúde e consumo entregaram o melhor resultado aos acionistas

7 motivos para investir no bitcoin Ethereum
Foto: Shutterstock
  • As companhias que apostaram em diversificação dos negócios e ampliação da produção, mesmo diante do aumento de custos, conseguiram se sobressair em 2021
  • A primeira colocada, a fabricante de motores elétricos Weg, consolidou a visão estratégica para o crescente mercado de mobilidade elétrica e reforçou as exportações em seus segmentos tradicionais
  • Veja o ranking completo

bitcoin é a principal criptomoeda do mercado e a mais procurada pelos investidores. O ativo digital, criado em 2008, é líder e referência na tese de descentralização, que dispensa a intermediação dos bancos nas operações financeiras.

Mas o bitcoin não é a única opção de investimento disponível no mercado cripto. As altcoins, como são chamados os ativos alternativos, não param de crescer com novas funcionalidades e tecnologias de blockchain. É o caso do Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo.

Na visão da equipe de research do Mercado Bitcoin, a maior exchange de criptos da América Latina, essa é “a principal rede de contratos inteligentes” e deve concentrar a maior parte da inovação do mercado pelo menos até 2025. Por causa dessa expansão, posições em ETH podem ajudar o investidor a manter a consistência da carteira no longo prazo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As grandes posições de um portfólio são as que realmente farão o investidor ter consistência no longo prazo. Temos sido amplos defensores de uma posição estrutural maior de Ether em relação a bitcoin. Acreditamos que esse pequeno ajuste no portfólio fará o investidor ter mais retorno nos próximos 3 anos”, diz o relatório produzido pela exchange.

Quais são as vantagens do bitcoin Ethereum

Confira os motivos elencados pelo Mercado Bitcoin para justificar a posição em ETH frente ao BTC:

1 – O número de desenvolvedores

Existe uma máxima no mercado cripto que diz “follow the devs” – em tradução livre, significa que é preciso prestar atenção em onde estão os desenvolvedores de tecnologia. A rede do Ethereum tem a posição de liderança no número de devs, com uma curva de crescimento maior do que as outras criptomoedas.

Atualmente, o ETH conta com 1,3 mil desenvolvedores em tempo integral, de acordo com uma pesquisa recente da Electric Capital.

2 – Futuro “multichain”

A expectativa do mercado de criptos é de que exista mais de uma estrutura de blockchain no futuro, que terão de conversar entre si – o mundo “multichain”.

O que o mundo ainda não se atentou foi para o fato de que, na verdade, esse mundo multirede também terá que ser compatível com o Ethereum para funcionar da melhor forma. A maioria dos protocolos dos concorrentes estão dizendo que são mais rápidos e baratos que o Ethereum, mas não consideram que os desenvolvedores do Ethereum já estejam cientes de todos os problemas e tenham soluções na mesa”, diz o Mercado Bitcoin. “Por enquanto, não podemos prever um futuro sem Ethereum no centro com múltiplas conexões e pontes com outros protocolos”, completa.

3 – ESG vai ajudar o Ethereum

A pauta de ESG – sigla em inglês para a governança ambiental, social e corporativa – coloca sobre as criptomoedas uma responsabilidade com a sustentabilidade, já que a mineração dos ativos consome muita energia. Essa preocupação impulsiona a adoção do Ethereum, que deve passar a utilizar a cadeia Proof-of-Stake (PoS), no lugar da Proof-of-Work (PoW).

Uma estimativa recente sugere que PoS poderia resultar em uma redução de 99,95% no uso total de energia. Com isso, o gasto de energia do Ethereum será aproximadamente igual ao custo de execução de um computador doméstico para cada nó na rede.

“Essa atualização deve acontecer ainda esse ano e pode ajudar na narrativa do Ethereum ser a rede mais amigável ao meio ambiente, comparando com o Bitcoin”, diz o relatório.

4 – Mecanismo de queima melhorou a economia do Ethereum

A rede Ethereum passou por uma atualização recente, a EIP-1559. A melhoria adicionou uma queima de Ether por bloco que até então não existia. Quanto mais a rede é usada, mais Ether será queimado e isso diminui a oferta do ativo no mercado, o que tem potencial para impactar positivamente seu preço.

5 – Ethereum tem o espaço de bloco mais caro

Uma teoria do mercado propõe que o blockchain poderia ser visto como empresas que vendem espaço de blocos. Por exemplo: a Apple vende Iphone; o Facebook vende atenção; e Blockchain vende blocos. E o bloco da rede Ethereum é o mais caro do mundo, já que possui inúmeras utilidades e, com o avanço da tecnologia, tende a ter outras mais no futuro.

6 – Todo “Ethereum Killer” copia as aplicações do Ethereum

“Ethereum Killer” é o nome dado aos blockchains que surgiram como uma promessa alternativa à rede Ethereum. Porém, grande parte dos lançamentos são apenas cópias que funcionam por um período curto de tempo, segundo o Mercado Bitcoin.

Publicidade

As cópias das Dapps (aplicativos descentralizados do Ethereum) podem até atrair os investidores inicialmente com os incentivos, mas esses mesmos usuários tendem a deixar a rede após o fim dos benefícios.

7 – Os dapps na rede se tornam infraestrutura para novos dapps

Cada novo aplicativo descentralizado pode se tornar uma nova infraestrutura. Na visão do Mercado Bitcoin, o ciclo virtuoso na rede Ethereum está acontecendo organicamente e ajudará a criar uma vantagem gigante para o ecossistema em comparação com seus concorrentes. Isso porque enquanto os concorrentes “copiam os Dapps da rede”, novos empreendedores estão se debruçando em proposições para a ETH que deixarão novamente a rede à frente dos seus concorrentes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos