O esperado 13º salário deste ano, foi antecipado aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 33,6 milhões de beneficiários da Previdência Social foram contemplados com a antecipação, que injetará cerca de R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.
Leia também
Os depósitos da primeira parcela do benefício começaram a ser feitos no dia 24 de abril e foram finalizados no dia 8 de maio. Para organizar o pagamento, o INSS utiliza o número final do cartão de benefício.
De acordo com a Agência Brasil, os segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412) e possuem o dígito final 1 foram os primeiros a receber. O calendário segue de forma escalonada até o dia 8 de maio, quando os últimos beneficiários receberão a quantia.
Publicidade
A segunda parcela do 13º salário foi paga entre o final de maio e o início de junho, seguindo a mesma lógica de escalonamento com base no dígito final do benefício.
Confira o calendário do pagamento do 13º salário
Como consultar o pagamento do benefício?
Para aqueles que desejam confirmar o recebimento ou consultar mais informações, há algumas formas práticas de fazer isso:
- Aplicativo Meu INSS: Disponível para smartphones Android e iOS, o segurado pode acessar o extrato de pagamento diretamente no aplicativo após fazer login no portal Gov.br;
- Site Meu INSS: No portal, é possível acessar todas as informações relacionadas ao benefício, incluindo a consulta do número do cartão;
- Central Telefônica 135: Outra opção é ligar para a central do INSS, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao calendário para garantir que recebam o valor do 13º salário corretamente.
Colaborou: Renata Duque.