O 13º salário é um direito garantido pela CLT e deve ser pago em duas parcelas todos os anos. Uma é feita entre fevereiro e novembro, até o dia 30, e a outra precisa ser paga até 20 de dezembro.
Publicidade
O 13º salário é um direito garantido pela CLT e deve ser pago em duas parcelas todos os anos. Uma é feita entre fevereiro e novembro, até o dia 30, e a outra precisa ser paga até 20 de dezembro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Porém, quando a data de pagamento do benefício cai em um dia não útil, as empresas são obrigadas a antecipar o pagamento. Em 2025, o dia 30 de novembro cairá em um domingo, o que leva o depósito da primeira parcela para o dia útil anterior.
Segundo o E-Investidor, como o prazo final da primeira parcela será antecipado para a sexta-feira, 28 de novembro de 2025, a data acaba coincidindo justamente com a Black Friday. Isso significa que milhões de trabalhadores poderão receber a essa parte do 13º salário no mesmo dia em que começam as grandes promoções de fim de ano.
A primeira parcela representa metade do salário do mês anterior, sem descontos, o que pode ampliar o poder de compra no dia de maior movimento do varejo.
De acordo com o TSE, a legislação é clara quanto às consequências para empresas que descumprem os prazos. Caso o pagamento não seja feito dentro da data limite, incluindo as antecipações, a empresa pode receber uma multa por trabalhador.
A Black Friday é uma data promocional que acontece todos os anos na última sexta-feira de novembro, marcada por grandes descontos e forte movimento no comércio físico e digital, segundo a Serasa. O evento ganhou destaque no Brasil pelo volume crescente de compras e pelo interesse dos consumidores em aproveitar ofertas.
Para facilitar o planejamento financeiro, o E-Investidor disponibilizou uma Calculadora de 13º salário. Basta informar o salário bruto de novembro e os meses trabalhados ao longo do ano, além de dependentes e eventual pensão alimentícia, para obter uma estimativa detalhada do valor líquido da primeira e segunda parcelas, já descontados INSS e IRRF.
Publicidade
Segundo o E-Investidor, a ferramenta ajuda os trabalhadores a se prepararem melhor para o recebimento do benefício, principalmente em anos em que ele coincide com datas de grande movimento no comércio, como a Black Friday.
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador