Na rotina financeira de muitas famílias, alguns gastos passam despercebidos e acabam prejudicando o planejamento mensal. Esses custos, que os especialistas costumam chamar de “gastos invisíveis”, podem não parecer relevantes à primeira vista, mas, acumulados, fazem uma grande diferença no saldo final. Identificar e administrar essas despesas pode ser o segredo para equilibrar o orçamento.
Leia também
Confira abaixo os principais gastos ignorados, mas que podem impactar diretamente a sua vida financeira e saiba como lidar com eles:
1. Taxas bancárias e custos de cartões de crédito
Despesas recorrentes como tarifas de contas bancárias e anuidades de cartões de crédito são bastante ignoradas, mas podem representar um grande peso no orçamento. Uma solução é revisar esses valores e negociar reduções com as instituições financeiras. Optar por cartões isentos de anuidade também pode trazer alívio.
2. Assinaturas de serviços de entretenimento
Plataformas de streaming de vídeo, música e outros conteúdos são muito populares e, individualmente, podem parecer acessíveis. Contudo, o acúmulo de assinaturas pode gerar um alto custo mensal.
Para evitar esse impacto, faça um levantamento das plataformas que você utiliza com mais frequência e avalie a necessidade de manter todas as adesões. Reduzir o plano ou aderir a opções compartilhadas é outra forma de economizar.
3. Uso excessivo de aplicativos de transporte e delivery
A conveniência proporcionada por esses serviços têm um custo que, sem controle, pode se tornar elevado. Uma boa prática é estabelecer um limite mensal para esse tipo de despesa e monitorar os valores gastos por meio das faturas de cartão.
4. Multas por atraso no pagamento de contas
Esquecer de pagar boletos e faturas em dia pode gerar multas que, no acumulado, pesam no orçamento. Uma maneira de evitar esse problema é automatizar o pagamento de contas básicas, como água, luz e gás, por meio de débito automático. Além disso, definir um dia fixo do mês para quitar todos os compromissos financeiros ajuda a manter a organização.
Publicidade
Controlar esses pequenos custos pode melhorar a saúde financeira e aumentar a previsão de gastos. Com planejamento e disciplina, é possível reduzir o impacto dos “gastos invisíveis” e garantir mais tranquilidade para o bolso.
Colaborou: Gabrielly Bento.