Na busca por economizar energia elétrica, especialmente diante das altas tarifas, é comum nos depararmos com diversas dicas e informações.
No entanto, algumas crenças populares sobre economia de eletricidade nem sempre correspondem à realidade. Conheça 5 mitos sobre o tema e evite armadilhas que podem comprometer sua economia.
1. Geladeira cheia gasta mais energia
Muita gente acredita que manter a geladeira cheia aumenta o consumo elétrico, mas isso não é verdade. Na realidade, o volume interno preenchido ajuda a manter a temperatura estável, reduzindo o trabalho do compressor. O que realmente pode elevar o gasto de energia são vedações defeituosas, regulação inadequada da temperatura e abertura frequente da porta.
2. Desligar o ar-condicionado ao sair sempre economiza energia
Muitos acreditam que desligar o ar-condicionado ao sair de um ambiente é sempre vantajoso, mas isso depende do tempo de ausência. Se for uma saída curta, desligar e ligar novamente pode fazer com que o aparelho trabalhe mais para resfriar o ambiente de novo, consumindo mais energia. Para ausências prolongadas, desligar é, de fato, a melhor opção.
3. Aparelhos 220V são mais econômicos que os de 127V
A tensão da tomada (220V ou 127V) não interfere no consumo de energia. O gasto elétrico é determinado pela potência do equipamento, medida em watts, e pelo tempo de uso. O que pode influenciar é a eficiência do sistema elétrico, mas a tensão em si não afeta diretamente a economia.
4. Deixar carregadores na tomada consome muita energia
Deixar o carregador conectado na tomada sem uso consome energia, mas em quantidade muito pequena. O maior problema está no risco de superaquecimento e possíveis curtos-circuitos, o que pode causar incêndios. Assim, a retirada do carregador é mais uma questão de segurança do que de economia na conta de luz.
5. Energia solar elimina a conta de luz
A energia solar é uma excelente alternativa para reduzir os gastos com eletricidade, mas não significa que você ficará totalmente isento da conta de luz. Normalmente, a economia gira em torno de 90% a 95%, pois a residência continua conectada à rede da concessionária e precisa pagar tarifas mínimas, como a de disponibilidade do serviço.
Ao entender esses mitos e verdades sobre o consumo de energia elétrica, é possível adotar práticas realmente eficientes e evitar desperdícios desnecessários no dia a dia.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.