1. Eletrodomésticos defeituosos
Eletrodomésticos que apresentam falhas no funcionamento podem consumir mais energia do que o necessário. Fios desencapados, componentes desgastados e sistemas elétricos danificados fazem com que o aparelho trabalhe de forma ineficiente, aumentando o gasto energético. Um simples problema na borracha de vedação da porta da geladeira, por exemplo, pode forçá-la a funcionar por mais tempo, encarecendo a conta de luz.
2. Eletrodomésticos antigos
Se os eletrodomésticos da sua casa já passaram dos dez anos de uso, é provável que estejam gastando muito mais energia do que modelos mais modernos.
Equipamentos antigos, como geladeiras, freezers e máquinas de lavar, costumam ter menor eficiência energética e podem ser responsáveis por um grande aumento na conta de luz. Optar por modelos com selo Procel de eficiência pode fazer toda a diferença.
3. Eletrodomésticos sendo mal utilizados
Muitas vezes, o mau uso de um eletrodoméstico pode aumentar seu consumo sem necessidade. Deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo, colocar roupas excessivamente molhadas na secadora ou utilizar o ferro de passar roupas em pequenas quantidades ao longo da semana são atitudes que resultam em um consumo maior de energia. Pequenos ajustes no dia a dia podem trazer uma grande economia.
4. Eletrodomésticos que gastam mais em horário de pico
Em algumas cidades, a tarifa de energia elétrica é mais cara durante determinados horários do dia, geralmente entre 18h e 21h. Usar eletrodomésticos de alto consumo, como chuveiros elétricos, máquinas de lavar e micro-ondas, nesses períodos pode elevar consideravelmente a conta de luz. Sempre que possível, programe o uso desses aparelhos para horários de menor demanda.
5. Eletrodomésticos em stand by
Muitos aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia mesmo quando não estão em uso, apenas por estarem conectados à tomada. Televisores, micro-ondas, videogames e carregadores de celular em stand-by podem representar até 10% do consumo total de uma residência. Desconectar esses aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados é uma medida simples que pode gerar uma boa economia.
A conta de luz pode ser reduzida com mudanças simples no dia a dia e com a escolha de equipamentos mais eficientes. Fazer manutenções preventivas, evitar desperdícios e ficar atento ao horário de uso são atitudes que fazem a diferença no final do mês.
Colaborou: Gabrielly Bento.