Confira 8 dicas para se aquecer sem aumentar a conta de luz. Foto: Adobe Stock
Com a chegada do outono e a previsão de frentes frias em diversas regiões do país, é natural que aumente a busca por conforto térmico em casa. Banhos mais quentes, uso de aquecedores e maior tempo de luz acesa fazem parte da rotina, mas também são responsáveis por um salto na conta de luz.
A boa notícia é que é possível manter-se aquecido sem comprometer o orçamento mensal. A seguir, confira 8 dicas práticas para economizar energia no inverno:
1. Tome banhos quentes com consciência
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo energético no inverno. Para economizar, o ideal é reduzir o tempo de banho e, conforme o blog Origo, se possível, manter o aparelho na posição “verão”, que consome cerca de 30% menos energia.
2. Otimize o uso da máquina de lavar
Roupas mais pesadas e cobertores exigem mais lavagens no frio. Para evitar desperdícios, utilize a máquina apenas com a capacidade máxima e evite ciclos com poucas peças. Isso reduz o número de lavagens e, consequentemente, o consumo de energia.
3. Evite o uso de aparelhos elétricos no horário de pico
O consumo de energia aumenta bastante no final da tarde e início da noite, período conhecido como horário de pico. Evite usar eletrodomésticos de alto consumo, como ferro de passar ou forno elétrico, nesse período.
4. Use o aquecedor com inteligência
Aquecedores são práticos e eficientes, mas o uso prolongado pode pesar no bolso. Uma forma de economizar é programando o equipamento para funcionar apenas nos horários mais frios e aposte em roupas mais quentes e mantas para manter o calor por mais tempo.
5. Faça manutenção nos equipamentos
Aparelhos como aquecedores e duchas exigem manutenção regular. De acordo com matéria do E-Investidor, filtros sujos ou peças desgastadas comprometem a eficiência energética. Manter esses itens em bom estado garante menor consumo e maior durabilidade.
6. Escolha eletrodomésticos eficientes
Ao adquirir novos aparelhos, opte pelos que possuem selo Procel de eficiência energética com classificação A. Essa escolha pode representar uma boa economia a longo prazo.
7. Invista em energia solar sem complicações
Já é possível economizar com energia solar sem precisar instalar placas ou fazer reformas em casa. Por meio de créditos de energia solar, o consumidor pode receber energia limpa pela rede elétrica convencional, com economia de até 10% na conta de luz.
8. Considere substituir aquecedores antigos
Se o aquecedor da sua casa já tem muitos anos de uso, é provável que esteja consumindo mais energia do que o necessário. Modelos mais modernos e com tecnologia eficiente são investimentos que se pagam com o tempo, principalmente para famílias maiores.
Com mudanças simples e escolhas conscientes, é possível manter a casa confortável durante o inverno sem sustos na conta de luz.