Veja como economizar no aquecedor. Foto: Adobe Stock
Quando chega o inverno, não são só os casacos que são tirados do armário. Muita gente aproveita também para tirar o pó do aquecedor. Mesmo sendo um aliado para deixar a casa quentinha, ele pode ser um vilão da conta de luz. Seu uso contínuo aumenta, e muito, a despesa com energia no fim do mês.
Desde o dia 22 de junho, São Paulo está em alerta para frente fria. De acordo com o Centro de Gerenciamento das Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), não há prazo para o frio dar uma folga na capital. Abaixo, saiba como economizar, sem abrir mão do aquecedor, com essas 5 dicas.
1. Seja esperto no uso
Seu pé fica gelado durante a noite, meias e cobertas não adiantam, mas será que, mesmo assim, o aquecedor precisa ficar ligado a noite inteira? Para quem quer economizar, a resposta é não. Uma dica é programar o aquecedor para funcionar apenas nos momentos de frio mais intenso.
2. Realize manutenções periódicas
O aquecedor, assim como todos os eletrométricos, necessita de manutenção periódica. Para o aquecedor isso é ainda mais necessário porque, morando em um país tropical, ele passa metade do ano guardado. Filtros obstruídos e/ou desgastados podem elevar o consumo de energia e comprometer a eficiência energética do aparelho.
3. Verifique a vedação de portas e janelas
Se a janela não fecha direito, não há marca de aquecedor no mundo que deixe o ambiente mais quente. Antes de investir no aparelho, faça uma avaliação cuidadosa das portas e janelas de casa. Para que o aquecedor funcione de forma eficiente, é fundamental que o ambiente esteja bem vedado.
4. Evite ligar o aquecedor em ambientes amplos
Quanto maior for o espaço, mais tempo e esforço o aparelho faz para aquecer o espaço. Utilizar o aquecedor em cômodos grandes pode resultar em um consumo elevado de energia, além de comprometer seu funcionamento. Antes de comprar um aquecedor, faça uma pesquisa de mercado e entenda qual modelo melhor funciona para sua casa.
5. Modelos mais modernos e eficientes
Nesse mesmo cenário, às vezes, o aquecedor não está funcionando como deveria porque o funcionamento já está comprometido. Todo eletrodoméstico tem uma vida útil, se o aquecedor for antigo ou apresentar falhas frequentes, ele pode estar gastando mais energia do que o necessário.
Com essas dicas, é possível manter o aquecedor em casa, mas sem prejudicar as contas. Para economizar no inverno, o segredo é fazer escolhas simples, mas assertivas. Ainda para não apertar o orçamento na frente fria, o E-Investidor traz outras 5 dicas, veja na íntegra aqui.