Os serviços digitais e os terminais de autoatendimento oferecem uma alternativa prática. (Foto: Adobe Stock)
Com a chegada do Natal, é comum que consumidores fiquem em dúvida sobre o funcionamento dos serviços financeiros durante o feriado de Natal. Muitos acabam se perguntando se os bancos abrem hoje, dia 26, ou se o atendimento fica restrito apenas aos canais digitais por conta do feriado e possível emenda.
Após a paralisação da véspera e do feriado de Natal, os bancos voltam a funcionar normalmente hoje, sexta-feira (26), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências reabrem para atendimento presencial e as operações bancárias seguem sem restrições, retomando o fluxo regular de serviços.
Aliás, vale destacar que o dia 30 de dezembro será o último do ano em que os bancos do país irão funcionar regularmente, sem alterações no expediente.
Bancos não funcionam em feriados
De acordo com a Febraban, os bancos não funcionaram ontem (25), feriado de Natal. As agências permaneceram fechadas, já que as instituições financeiras não operam em feriados nacionais, sábados e domingos, conforme determina a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional.
A orientação da Febraban é clara: o dia não foi considerado útil para fins de atendimento presencial ou compensações bancárias, mantendo apenas o funcionamento dos serviços digitais, como aplicativos e internet banking.
Alternativas que ficaram disponíveis no dia 25 de dezembro
Apesar do fechamento das agências, os clientes puderam utilizar os canais digitais das instituições financeiras para realizar diversas operações. Entre as opções disponíveis estavam:
Internet Banking e aplicativos móveis para transferências, pagamentos e consultas de saldo;
Caixas eletrônicos para saques, depósitos, pagamentos e outras operações básicas;
Áreas de autoatendimento nas agências, que continuam funcionando sem necessidade de interação com o caixa.
Conforme a Febraban, se possível, vale priorizar os canais digitais para garantir que pagamentos e transferências sejam realizados de forma segura.
E como ficou o pagamento de contas básicas e boletos?
Mesmo com o fechamento das agências no feriado de Natal, foi possível quitar contas de consumo, como água, luz, telefone, e boletos cujos vencimentos caíam no dia 25 de dezembro ou no último dia útil do ano, sem acréscimo de juros ou multas, ainda de acordo com a instituição.
Geralmente, os bancos já ajustam automaticamente os prazos de vencimento de acordo com o calendário de feriados nacionais, estaduais ou municipais, garantindo que os clientes não sejam prejudicados.