Conforme os pesquisadores, isso está relacionado à cafeína, considerada um estimulante psicoativo. Quando se fala na substância, o que pode vir à mente de muitas pessoas é realmente o tradicional café. A bebida é uma das queridinhas dos brasileiros, mas também é muito popular em outros países.
O artigo destacou que 85% dos americanos consomem, pelo menos, uma bebida com cafeína todos os dias. Nesse sentido, o café é uma das principais fontes na América do Norte e na América Latina. Mas vale citar que a substância também é encontrada em alguns tipos de chás e refrigerantes.
Qual a relação da cafeína com o gasto em compras?
Considerando esse cenário, os estudiosos da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de alguns consumidores após o consumo de bebidas como o café.
Após uma série de experimentos conduzidos tanto em laboratório quanto em lojas de varejo de diferentes países, os pesquisadores observaram que beber algo com cafeína antes das compras é capaz de aumentar a impulsividade de adquirir mais itens e, consequentemente, ter maiores gastos.
Para chegar no resultado, o estudo também comparou o comportamento de pessoas que consumiram bebidas sem cafeína.
Aliás, não é difícil encontrar estabelecimentos que possuem cafeterias charmosas ou que oferecem café por cortesia. Essa estrutura pode facilitar ainda mais as compras excessivas. Mas a descoberta também vale para as aquisições online.
Evite consumir café antes de realizar uma compra
Em quantidades adequadas para o organismo, um café é uma boa pedida em determinados momentos do dia. No entanto, se você irá realizar compras, a dica é evitar consumir qualquer bebida com cafeína.
No artigo publicado na revista científica Journal of Marketing, essa é uma orientação para os consumidores que tentam controlar os gastos impulsivos e o descontrole financeiro. Por isso, vale degustar um café ou chá depois de adquirir algo, como um dos meios para evitar perder dinheiro.
Colaborou: Jennifer de Carvalho.