

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma ajuda mensal no valor de um salário mínimo, garantida pelo governo federal a idosos com 65 anos ou mais que estejam vivendo em situação de vulnerabilidade.
Publicidade
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma ajuda mensal no valor de um salário mínimo, garantida pelo governo federal a idosos com 65 anos ou mais que estejam vivendo em situação de vulnerabilidade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em 2025, o programa passou por atualizações específicas para facilitar o acesso de pessoas idosas que vivem sozinhas, inclusive em unidades de acolhimento ou em situação de rua.
O BPC é voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm meios de garantir seu próprio sustento.
Idosos sem vínculo contributivo com o INSS, ou seja, que nunca contribuíram para a Previdência ou não têm tempo suficiente de contribuição, ainda podem receber o BPC, diz o GOV.
Publicidade
O principal critério é comprovar baixa renda familiar, sendo considerado em situação de vulnerabilidade quem possui renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo. Idosos que moram sozinhos entram nesse cálculo de forma individual.
Para solicitar o benefício, é obrigatório que o requerente e todos os moradores da residência (caso haja) estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No caso de quem vive sozinho, o cadastro deve refletir essa condição de moradia individual. O CPF regularizado é indispensável e deve ser apresentado no momento do requerimento.
Uma das mudanças em 2025 é a exigência de registro biométrico válido em algum dos documentos oficiais: Carteira de Identidade Nacional (CIN), Título de Eleitor ou CNH. Essa medida busca evitar fraudes e garantir a identidade do beneficiário, especialmente nos casos em que o idoso mora sozinho.
O pedido do BPC pode ser feito presencialmente nas agências do INSS ou pelo site e aplicativo “Meu INSS”. Também é possível buscar orientações nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Quem tiver dificuldades pode agendar um atendimento pelo telefone 135.
Para idosos que vivem sozinhos, o BPC representa mais do que um auxílio financeiro: é uma forma de manter dignidade, autonomia e acesso aos direitos básicos. Com as novas regras, o governo busca alcançar esse público de forma mais eficiente e segura, garantindo que o benefício chegue a quem realmente precisa.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador