O Bitcoin (BTC) subiu após a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais na Argentina no último domingo (19). Eleito com quase 56% dos votos, o liberal de direita é apoiador da criptomoeda e defendeu durante a campanha “incendiar” o banco central e dolarizar a economia.
Leia também
Nesta segunda-feira (20), por volta das 19h30, o bitcoin apresentava alta de 0,20%, cotado a R$ 182.821,00. Já em relação ao dólar norte-americano, a moeda digital subia 0,18% a US$ 37.465,10.
Milei assume o posto como novo presidente do país em 10 de dezembro. Além do Bitcoin, outras mudanças puderam ser sentidas, como o impulsionamento de ações e títulos na Argentina, e uma pressão descendente sobre o peso.
Publicidade
O diário local, Ámbito Financiero, menciona em reportagem vários analistas financeiros, como o economista Federico Glusten, que previa alta na cotação do dólar, com o mercado apontando para “aumento notório” do valor da moeda americana, em preparo para uma eventual dolarização prometida por Milei.
Gustavo Neffa, da Research for Traders, previa igualmente forte desvalorização do peso, enquanto Gustavo Romano, da Romano Group, defendia a importância de se mandar “sinais contundentes” de correção no quadro fiscal.
Colaborou: Beatriz Castro.