Radar da Imprensa

Após vitória de Milei, como estão as ações e títulos na Argentina?

Milei prometeu usar 'motosserra' nos gastos públicos, acabar com o banco central e dolarizar a economia

Após vitória de Milei, como estão as ações e títulos na Argentina?
Javier Milei, o novo presidente da Argentina (Foto: Reuters/Matias Baglietto)

A vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina está impulsionando ações e títulos, mas exerce pressão descendente sobre o peso, disseram investidores à Reuters.

O então candidato de direita que prometeu usar uma motosserra nos gastos públicos, “incendiar” o banco central e dolarizar a economia, derrotou o chefe da economia peronista, Sergio Massa, na votação de domingo e foi eleito como o novo presidente do país.

As obrigações em dólares estrangeiros dos mercados do país, que são negociadas em grande parte em territórios em dificuldades, perto de 30 cêntimos por dólar, subiram mais de 2 cêntimos no início das negociações, antes de recuperarem alguns ganhos, de acordo com dados da MarketAxess.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Anders Faergemann, codiretor de renda fixa global da PineBridge Investments, afirmou que os investidores estavam satisfeitos com o resultado, mas agiriam com cautela até que Milei anunciasse seu gabinete.

“Achamos que é um resultado positivo para os mercados, mas pode haver alguns ajustes nos próximos dias, nas próximas semanas… para ver qual será a sua abordagem”, disse ele à Reuters.

O JPMorgan, em nota aos clientes na noite de domingo, disse que não mudaria sua recomendação sobre os títulos internacionais da Argentina em relação à sua posição medida de “peso de mercado”, enquanto aguarda clareza sobre sua trajetória política e capacidade de implementar seus planos.

As ações foram menos comedidas, com as ações listadas nos EUA da empresa de energia argentina YPF subindo mais de 40% depois que Milei disse que tentaria privatiza-la. Esfriou para um ganho de 33% às 15h44 GMT.

Os bancos Grupo Supervielle, Banco Macro, Banco Bbva Argentina e Grupo Financiero Galicia subiram entre 15,6% e 22,1%, enquanto o ETF Global X MSCI Argentina de US$ 50,8 milhões subiu 12,2%, atingindo, seu maior nível desde setembro.

Publicidade

Os títulos internacionais em dólares da YPF também estavam sendo negociados 1,5 centavos mais altos.

O peso perdeu espaço nas exchanges de criptomoedas. O preço de um tether – uma criptomoeda atrelada ao dólar americano – subiu para 1.120,40 pesos argentinos no domingo e foi negociado a 1.067,90 na manhã de segunda-feira (20), em comparação com o preço de abertura de sexta-feira (17) de 913,7, de acordo com o site da Binance. Às 15h44 GMT, havia caído para 975,60.

Colaborou: Beatriz Castro.