As famílias em situação de vulnerabilidade que desejam receber o benefício do Bolsa Família precisam ficar atentas às regras de acesso ao programa. Para ter direito ao pagamento, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Publicidade
As famílias em situação de vulnerabilidade que desejam receber o benefício do Bolsa Família precisam ficar atentas às regras de acesso ao programa. Para ter direito ao pagamento, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A inscrição é um passo indispensável para que o governo possa avaliar o perfil socioeconômico da família e verificar se ela atende aos critérios exigidos pelo programa. Manter os dados atualizados também é fundamental, já que informações desatualizadas podem impedir a liberação ou a continuidade do pagamento do benefício.
O Bolsa Família busca reduzir o índice de desigualdade social no Brasil. Com isso, para receber o benefício do programa, as famílias inscritas no CadÚnico precisam ter renda mensal de até R$ 218,00, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Conforme divulgado pelo portal de Serviços e Informações do Brasil, o responsável familiar interessado em realizar a inscrição no Cadastro Único precisa comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.
Vale destacar que a inscrição não garante a entrada da família no programa. É necessário aguardar a análise do sistema, que é realizada mensalmente, segundo informado na nota do Ministério do Desenvolvimento.
Publicidade
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o CadÚnico é um sistema do Governo Federal que reúne informações sobre famílias de baixa renda, como renda, moradia e composição familiar, e é utilizado para identificar quem pode ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, para realizar o cadastro é necessário que o responsável pela família apresente um documento oficial de todos os membros que moram na residência, como, por exemplo, o CPF. Além disso, é preciso apresentar um comprovante de residência.
As famílias inscritas podem consultar a situação cadastral e acessar informações sobre o CadÚnico por meio do site ou do aplicativo oficial do Cadastro Único, segundo o site oficial do app.
Colaborou: Amanda Martins.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador