Publicidade

Radar da Imprensa

CadÚnico terá novas regras em 2025; veja o que muda

As medidas passarão a valer a partir de março de 2025

CadÚnico terá novas regras em 2025; veja o que muda
Novo Cadastro Único em 2025: mudanças trarão mais eficiência e segurança no cadastro para benefícios sociais. Foto: Adobe Stock

A partir de março de 2025, o Cadastro Único (CadÚnico), utilizado para acessar diversos programas sociais do governo, passará a contar com uma nova plataforma mais moderna, eficiente e segura.

A atualização trará uma série de melhorias, como a automatização do processo de cadastramento e a integração de dados de diferentes bases governamentais, o que permitirá um cadastro mais rápido e preciso.

A principal mudança será a coleta e atualização automática das informações, facilitando tanto para os cidadãos quanto para os operadores do sistema.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Conforme informações do portal oficial do Governo Federal, a nova plataforma também reduzirá a necessidade de deslocamento das famílias em situação de vulnerabilidade, economizando tempo e recursos.

A reforma do CadÚnico, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), impactará diretamente mais de 40 programas sociais federais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tornando o processo de seleção dos beneficiários mais ágil e seguro.

Além disso, o novo sistema reforça a segurança das informações, com a integração do Cadastro Único ao CPF e à nova Carteira de Identidade Nacional, o que também permitirá maior proteção contra fraudes. Para garantir uma transição tranquila, o MDS oferecerá capacitações obrigatórias para os operadores do sistema, com cursos de diferentes níveis, que começarão em fevereiro de 2025.

Com essas mudanças, o CadÚnico se tornará mais eficiente, com maior acesso e confiabilidade para as famílias brasileiras que dependem dos programas sociais federais.

Publicidade

Colaborou: Lillia Soares.