O Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) deve passar por transformações com as recentes reformas implementadas pelo Governo Federal. Essas mudanças visam modernizar o sistema e garantir uma gestão mais eficiente de benefícios sociais, como o Bolsa Família, que precisam do cadastro para beneficiar as famílias.
Leia também
De acordo com o Governo Federal, uma das principais novidades é o lançamento do Novo Portal Cadastro Único, desenvolvido pela Dataprev sob a orientação do Ministério da Cidadania. A plataforma, que substituirá com o tempo o sistema anterior, oferece aos gestores municipais e estaduais uma ferramenta mais moderna e completa para consulta de dados sobre famílias e beneficiários.
Com a digitalização da base de dados, será possível cruzar informações do CadÚnico com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o que permitirá aos gestores terem acesso a dados mais detalhados sobre a renda formal e benefícios previdenciários dos cidadãos cadastrados. Essa integração visa garantir uma maior precisão na identificação das famílias que realmente necessitam dos programas sociais.
Publicidade
Além disso, ainda de acordo com o que foi divulgado pelo governo, serão adotadas as demandas de autenticação por biometria e reconhecimento facial para os usuários.
O novo portal também oferecerá novas funcionalidades para os entrevistadores sociais, que poderão consultar informações detalhadas sobre a renda formal dos últimos 12 meses e benefícios previdenciários dos cidadãos durante o processo de entrevista.
Todos os usuários municipais e estaduais que já possuem cadastro ativo no sistema anterior serão automaticamente migrados para o novo portal do CadÚnico. No entanto, a gestão de usuários, como cadastro, alteração e exclusão, ainda será realizada no sistema da Caixa.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade