É possível verificar o extrato no aplicativo Meu INSS. Imagem: Adobe Stock.
Com o fim de agosto se aproximando, os beneficiários da Previdência Social já podem conferir quando vão receber o pagamento mensal. O INSS atualizou o calendário com as datas dos depósitos dos benefícios referentes a este mês, que seguirão o número final do benefício (desconsiderando o último dígito após o traço). Essa organização ajuda os segurados a planejarem melhor seus gastos e compromissos.
De acordo com o Gov, os pagamentos para quem recebe o valor equivalente ao salário mínimo terão início no dia 25 de agosto. Os créditos seguirão de forma progressiva, conforme o número final do benefício, até o dia 5 de setembro. Esse grupo representa a maioria dos beneficiários da Previdência. Confira a ordem:
Final 1 – 25/08
Final 2 – 26/08
Final 3 – 27/08
Final 4 – 28/08
Final 5 – 29/08
Final 6 – 01/09
Final 7 – 02/09
Final 8 – 03/09
Final 9 – 04/09
Final 0 – 05/09
Pagamentos para quem recebe acima do mínimo
Para os beneficiários que recebem valores superiores ao salário mínimo, os pagamentos ocorrerão entre os dias 1º e 5 de setembro. O cronograma é agrupado por finais:
Finais 1 e 6 – 01/09
Finais 2 e 7 – 02/09
Finais 3 e 8 – 03/09
Finais 4 e 9 – 04/09
Finais 5 e 0 – 05/09
Como consultar o valor e a data do seu pagamento
A verificação das datas e valores pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, que está disponível para Android, iOS e na versão web. Além de consultar o extrato detalhado dos pagamentos, o usuário pode checar pendências, emitir comprovantes de rendimento e acompanhar o andamento de solicitações.
Para utilizar os serviços digitais do INSS, é preciso ter um cadastro ativo no portal Gov.br. O processo de registro é simples e gratuito, e pode ser feito usando CPF, e-mail e telefone. Com a conta, você garante acesso seguro e personalizado aos seus dados, além de conseguir agendar atendimentos, solicitar benefícios e acompanhar protocolos diretamente pelo celular ou computador.
Fique atento ao seu número de benefício
O número do benefício do INSS, que possui 10 dígitos, é a chave para saber quando o pagamento será realizado. Para identificar a data correta, observe o penúltimo número antes do traço final, que determina sua posição no calendário de depósitos.