Em carta anual aos acionistas, o presidente-executivo do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, fez alerta importante sobre a economia dos Estados Unidos, afirmando que a taxa de juros dos país pode subir para 8% ou mais nos próximos anos.
Leia também
De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, na última segunda-feira (8), Dimon disse que essa possível alta pode ser um reflexo dos gastos recordes do governo americano e da tensão geopolítica na luta contra a inflação.
Os enormes gastos fiscais, os triliões necessários todos os anos para a economia verde, a remilitarização do mundo e a reestruturação do comércio global – todos são inflacionários”, afirmou Dimon.
Ele também afirmou que a economia dos EUA permaneceu resiliente apesar do grande ceticismo por parte dos analistas, incluindo ele. Ainda segundo o jornal americano, ele também aproveitou para alertar que o cenário global turbulento, incluindo as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, poderia amplificar as tensões econômicas e colocar a expansão americana em risco.
Assim, com esta possibilidade de aumento do juros, Dimon afirmou que o JPMorgan já está se preparando para uma série de cenários em que as taxas de juro poderão cair até 2% ou atingir “8% ou até mais”, dependendo do rumo que a economia tomar.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.