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Como solicitar o abono salarial do PIS/Pasep?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário estar cadastrados no PIS/Pasep

Como solicitar o abono salarial do PIS/Pasep?
Foto: Envato Elements

O calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para o ano de 2024 foi aprovado no dia 13 de dezembro.

Estima-se que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial neste ano, conforme destacado pelo jornalista Artur Scaff do E-Investidor.

Para ter direito ao abono salarial, é necessário que os profissionais estejam cadastrados no PIS/Pasep, há pelo menos cinco anos. Tenham recebido remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos e exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não durante o ano 2022.

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A partir de 5 de fevereiro, os trabalhadores podem verificar se têm direito ao abono salarial.

A informação pode ser consultada no aplicativo Caixa Tem. Os beneficiários podem se cadastrar no aplicativo, fazer o login, acessar a opção “Abono Salarial” e solicitar o recebimento, que será depositado na conta da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos inscritos no Pasep podem verificar o abono através da página do Banco do Brasil, acessada pelo login Gov.br.

Caso não tenha acesso ao número do seu PIS, é possível realizar a consulta através pelo CPF. Confira as diferentes maneiras:

  • Meu INSS: Através do site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br. Basta entrar com CPF e senha, acessar “Meu Cadastro” e visualizar os dados pessoais, incluindo o número do PIS;
  • Carteira de Trabalho Digital: O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital permite acessar os dados informando o CPF, através do login Gov.br. Na opção “Benefícios”, é possível consultar o “Abono Salarial” e verificar o número do NIT, correspondente ao PIS;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS): O extrato do CNIS, acessível pelo site ou aplicativo do Meu INSS, fornece informações detalhadas, incluindo o número do NIT (PIS);
  • FGTS: O aplicativo do FGTS, indica o número do PIS. Ao entrar com o login Gov.br, o usuário pode visualizar informações, incluindo o número do PIS;
  • Caixa Trabalhador: O aplicativo do Caixa Trabalhador, permite a consulta do número do PIS via CPF. Com o login ativo, basta acessar a opção “Meu NIS”;
  • Telefone: O número do PIS pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0207, atendimento do Caixa Cidadão. O serviço eletrônico está disponível 24 horas por dia, e o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. A Previdência Social também oferece consulta pelo número 135.

Colaborou: Renata Duque.

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