Radar da Imprensa

PIS/PASEP: como consultar número pelo app da Carteira de Trabalho Digital?

Apenas com esse número é possível consultar benefícios trabalhistas

PIS/PASEP: como consultar número pelo app da Carteira de Trabalho Digital?
PIS/PASEP: como consultar número pelo app Carteira de Trabalho Digital? Foto: Envato Elements

Esta quinta-feira (28), é o último dia para o trabalhador do setor privado sacar os valores referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

De acordo com esta matéria do E-Investidor, tais trabalhadores têm cerca de R$ 75,5 milhões em valores a receber, e se o valor não for sacado até hoje, voltará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O calendário de saques do PIS teve início em fevereiro e terminou em 17 de julho. No entanto, os trabalhadores têm direito de retirar os valores até o dia 28 deste mês.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para consultar se o benefício está disponível para você é preciso saber o seu números do PIS/Pasep, que é pago pela Caixa Econômica Federal e funciona como um “14º salário” para os trabalhadores de renda baixa.

Uma das maneiras de consultar esse número é pelo aplicativo CTPS Digital (conhecido também como Carteira de Trabalho Digital), que pode ser baixado gratuitamente em Androids e Iphones (IOS).

Veja como consultar o número do PIS/PASEP pelo app da Carteira de Trabalho Digital:

  1. Baixe o o app CTPS Digital
  2. Faça o cadastro com seu login da conta ‘Gov.br’, com CPF e senha
  3. Acesse a área de contratos, na parte inferior da tela e clique no ícone “+” ao lado de qualquer um de seus contratos de trabalho registrado
  4. Na aba que vai aparecer na sequência deste comando será possível consultar o número do seu PIS/Pasep

Vale lembrar que, para ter direito ao abono salarial em 2024, é necessário que os profissionais estejam cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e tenham recebido remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos durante 2022.

Colaborou: Vitória Tedeschi.