A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma ferramenta prática que simplifica a vida dos contribuintes brasileiros. Desde 2022, todos os contribuintes têm acesso a essa funcionalidade, independentemente da plataforma utilizada, no entanto, é necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro.
Leia também
De acordo com matéria do E-Investidor, este modelo de declaração já vem com diversas informações preenchidas. Esses dados são coletados de fontes pagadoras, instituições financeiras, médicos, e outras que têm a obrigação de informar à Receita sobre transações e pagamentos realizados ao longo do ano. Entre as informações pré-preenchidas, estão:
- Rendimentos;
- Deduções;
- Bens e direitos;
- Dívidas e ônus reais.
Para acessar e utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário acessar o portal Meu Imposto de Renda, por meio do programa IRPF para computador, do aplicativo para tablets e celulares, ou pelo site. Ao iniciar a declaração, selecione a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.
Utilizar a declaração pré-preenchida pode reduzir o tempo gasto no preenchimento da declaração, além disso, diminui as chances de erros no preenchimento, assegurando que as informações fornecidas estejam conforme os dados que a Receita Federal já possui, diminuindo o risco de cair na malha fina.
Publicidade
Para evitar qualquer problema com a Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até o dia 31 de maio.
Colaboração: Renata Duque.