Radar da Imprensa

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar despesas com educação e reduzir pagamento

A corrida pela declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 começa neste mês

Imposto de Renda 2024: saiba como declarar despesas com educação e reduzir pagamento
IR 2024: saiba como declarar despesas com educação e reduzir pagamento. Foto: Envato Elements

O período da Declaração do Imposto de Renda 2024 terá início no próximo dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Com a proximidade da abertura das declarações, vale relembrar que Receita Federal considera alguns gastos específicos como valores a serem deduzidos do valor da renda total recebido pelo contribuinte.

Deste modo, ao declarar tais gastos o contribuinte pode reduzir o valor a ser pago do IR 2024. Um exemplo destes gastos são as despesas com educação, é o que explica Mariana de Oliveira Ferreira, advogada tributarista do Murayama, entrevistada por Artur Scaff para matéria do E-Investidor, que também cita outras despesas como saúde, dependentes e previdência.

No que diz respeito à educação, diferentemente das despesas com saúde, a matéria explica que, estes gastos possuem um limite máximo de dedução por dependente de R$ 3.561,50. Apesar disso, todas as despesas devem ser declaradas, uma vez que o próprio programa do IR fará a limitação automática.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Confira abaixo todos os itens desta categoria que podem ser reduzidos do valor total:

  • Creches;
  • Pré-escolas;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Educação superior;
  • Graduação;
  • Pós-graduação,
  • Ensino técnico e tecnológico.

Vale citar, ainda de acordo com a matéria, que as seguintes despesas não são consideradas dedutíveis no Imposto de Renda: cursos de idiomas, artes, dança, atividades esportivas, culturais ou despesas com transportes e materiais escolares não são considerados.

Como declarar despesas de educação no Imposto de Renda 2024?

Para declarar as despesas que se enquadrem em algum dos itens citados mais acima, é preciso ter todos os comprovantes de cada gasto em mãos, sejam eles recibos ou comprovantes da mensalidade ou matrícula, de acordo com o Bora Investir do Banco B3.

Vale ressaltar que, como a Receita Federal irá cruzar todas as informações, é importante os dados sejam preenchidos com muita atenção para baterem com os dados das empresas. Isso porque, ainda de acordo com o B3, se houver alguma inconsistência, erro ou indício de fraude, mesmo que inocente, o contribuinte pode cair na malha fina.

Confira abaixo o passo a passo para declarar os gastos com educação:

  1. Abra a ficha “Pagamentos Efetuados”;
  2. Clique no código 1, “Instrução no Brasil”, ou 2, “Instrução no exterior”;
  3. Insira o nome e o CNPJ da instituição de ensino;
  4. Inclua reembolsos, se houve, no campo “Parcela não dedutível”;
  5. Declare a pessoa que se beneficiou do gasto (o titular da conta, algum de seus dependentes ou aqueles que recebem pensão alimentícia paga pelo titular);
  6. Conclua o processo clicando em “OK”,
  7. Repeta o passo a passo, no caso de gastos com outras instituições de ensino.

Colaborou: Vitória Tedeschi.

Publicidade