Quem foi desligado do emprego em 2026 precisa estar atento às regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), especialmente se aderiu ao saque-aniversário.
Publicidade
Quem foi desligado do emprego em 2026 precisa estar atento às regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), especialmente se aderiu ao saque-aniversário.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Diferentemente do modelo tradicional, essa modalidade altera a forma de acesso ao saldo, liberando apenas uma parte do valor na demissão e deixando o restante para saques anuais. Entender essas regras evita surpresas e garante que o trabalhador saiba exatamente quanto poderá retirar no momento da rescisão.
O saque-aniversário funciona de forma diferente do saque-rescisão tradicional. Segundo o site da Agência Brasil, se o trabalhador é demitido sem justa causa e está nesta modalidade, ele não pode sacar todo o saldo de uma vez em 2026.
O único valor imediatamente liberado é a multa rescisória, paga pelo empregador como indenização, de acordo com a Serasa. A multa rescisória funciona como um amparo financeiro imediato, garantindo que o empregado receba um valor extra sobre o saldo do FGTS acumulado durante o contrato de trabalho. Esse pagamento tem o objetivo de suavizar as consequências da perda do emprego.
A Medida Provisória 1.331, editada em dezembro de 2025, criou uma exceção temporária para trabalhadores demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025. Ela liberou saques extras de saldos retidos na conta do FGTS, mesmo para quem estava no saque-aniversário.
O saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo do FGTS todo ano, no mês de seu aniversário, segundo o site da Caixa Econômica Federal. Para participar, é preciso aderir voluntariamente à modalidade.
O saque-rescisão é o modelo padrão do FGTS para trabalhadores demitidos sem justa causa. Nesse caso, o empregado tem direito a sacar todo o saldo acumulado na conta vinculada, além da multa rescisória.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador