

O gasto compulsivo de dinheiro pode causar sérios problemas na vida financeira de uma pessoa, causando dívidas e mais dívidas. Esse cenário pode gerar muitas dores de cabeça e piorar quadros de ansiedade, principalmente para quem já é acometido por esse problema. Mas existe um hábito capaz de melhorar esse cenário: a prática de esportes.
De acordo com o portal da Unimed Campinas, estudos apontam que os exercícios físicos, independente do tipo, são capazes de exercer efeitos ansiolíticos e antidepressivos. Isso ajuda na prevenção de crises ansiosas e, consequentemente, auxilia na redução das compras compulsivas por uma “satisfação” momentânea.
Aliás, para quem está enfrentando ansiedade e gastos excessivos, é importante buscar a ajuda de um psicólogo. O profissional irá orientar o melhor tipo de tratamento ao paciente, conforme a sua particularidade.
Publicidade
A procura por ajuda médica também é um passo importante para a saúde mental e a reorganização da vida financeira de quem sofre com compras em excesso.
Conforme o levantamento Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, do Instituto Opinion Box, em parceria com a Serasa, 83% dos endividados possuem dificuldades para dormir, por conta da situação. Ainda, foi constatado que 61% dos entrevistados viveram ou vivem a sensação de “crise e ansiedade” ao pensar na dívida.
Por isso, vale adotar práticas esportivas na rotina, de acordo com a realidade de cada um. Segundo o portal da Unimed Campinas, a liberação da serotonina e endorfina nas atividades físicas são fundamentais para o bem-estar e manejo das crises ansiosas.
7 esportes e exercícios físicos para aliviar a ansiedade e diminuir os gastos excessivos:
- Caminhada;
- Natação;
- Beach tennis;
- Corrida;
- Ginástica;
- Alongamento
- Musculação.
Colaborou: Jennifer de Carvalho.