Ao iniciar um novo ano, é crucial estabelecer bases sólidas para o seu bem-estar financeiro. E existem passos práticos que podem ser adotados para impulsionar suas finanças.
Leia também
Para ajudar neste momento, a matéria da jornalista Jenne Andrade para o E-Investidor, revelou algumas dicas cruciais sobre como aprimorar a saúde financeira em cinco passos, apresentadas pelo Gabriel Mangueria, diretor da W1 Consultoria.
- Proteja-se contra a inflação: pesquise preços, troque compras e invista em ativos atrelados à inflação para proteger seu poder de compra.
- Continue investindo (ou Comece Agora!): não espere o momento perfeito; respeite seu perfil de risco e invista consistentemente. Diversifique seus investimentos de acordo com seus objetivos e perfil de vida, mantendo um olho no longo prazo.
- Avalie a suficiência da sua renda: coloque suas receitas e despesas no papel para determinar se sua renda cobre todas as despesas. Busque novas fontes de recursos se necessário, aumentando seu potencial de investimento e realização de objetivos.
- Transforme gastos em dinheiro: explore programas de pontos de cartão de crédito e cashback para obter benefícios adicionais. Aumente o retorno sobre seus gastos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar suas finanças.
- Renegocie dívidas com a possibilidade de queda nas taxas de juros: antecipe-se à possível redução nas taxas de juros. Quando as taxas diminuírem, busque a renegociação de dívidas, aproveitando condições mais favoráveis em diferentes instituições financeiras.
Estas dicas não só oferecem uma abordagem resiliente diante de desafios econômicos, mas também constituem a base para um ano financeiramente sólido, independentemente do cenário.
Vale citar que as dicas financeiras servem muito bem para o início de um novo ano, onde novas metas e planos são estabelecidos, mas também para todos os outros meses, onde deve-se manter a constância e organização.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.