Donos de veículos em São Paulo já podem respirar aliviados. A Secretaria da Fazenda anunciou, na última quarta-feira (18), que os valores de referência para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025 apresentaram uma leve queda em comparação ao ano anterior.
Leia também
O órgão publicou os valores venais que servirão de base para o cálculo do Imposto sobre o imposto. Os dados foram divulgados no Diário Oficial do Estado e são fruto de um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que analisou mais de 13 mil modelos de veículos.
Consulta e valores do IPVA ajustados
Os proprietários já podem acessar o valor venal de seus veículos por meio do Sistema de Veículos (Sivei), disponível no portal da Fazenda Estadual, utilizando apenas a placa do carro. O pagamento do imposto deverá ser efetuado em breve pela rede bancária.
O levantamento, baseado nos preços de varejo praticados em setembro de 2024, aponta uma redução média nominal de 0,57% nos valores de mercado em relação ao ano anterior.
Frota e isenções
Com uma frota total de cerca de 29,4 milhões de veículos, o estado de São Paulo registra 19 milhões de unidades sujeitas ao IPVA. Outros 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Publicidade
Além disso, aproximadamente 950 mil veículos contam com isenções específicas, como os utilizados por taxistas, pessoas com deficiência, entidades religiosas e beneficentes, e também veículos oficiais. A expectativa é de que o governo arrecade R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025.
Pagamento do IPVA
O IPVA 2025 poderá ser pago à vista com desconto de 3% em janeiro ou sem desconto em fevereiro. Também será possível parcelar o imposto em até cinco vezes, de janeiro a maio.
Para caminhões, as datas são diferenciadas, com opção de quitação integral em janeiro com desconto ou em cota única até abril, sem desconto. O parcelamento para esses veículos pode ser feito em até cinco vezes, com vencimentos entre março e setembro.
Confira o calendário de pagamento:
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade