O seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) foi criado para proteger vítimas de acidentes de trânsito em território nacional.
Leia também
Durante os últimos três anos, o seguro não está sendo cobrado aos proprietários de veículos devido ao excesso de recursos acumulados. No entanto, conforme matéria do E-Investidor, a partir de 2025, o valor voltará a ser cobrado para carros e motos, com valores estimados entre R$ 50 e R$ 60 anuais.
Quem tem direito a receber o DPVAT?
O DPVAT atende motoristas, passageiros e pedestres, que sofreram algum acidente devido a veículos automotores.
Vale destacar que o seguro não cobre acidentes sem vítimas, danos fora do território nacional, multas ou danos não relacionados a veículos.
Publicidade
Os tipos de indenização para reembolso de despesas de assistência são divididos da seguinte forma:
- Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS): reembolso para despesas médicas e terapêuticas como fisioterapia, medicamentos e próteses, desde que comprovadas por recibos e notas fiscais;
- Invalidez Permanente (IP): indenização para vítimas que sofreram perda total ou parcial da funcionalidade de membros, ou órgãos devido a um acidente de trânsito;
- Morte: pagamento aos beneficiários legais no caso de falecimento da vítima decorrente de um acidente de trânsito.
Como solicitar o DPVAT?
A solicitação de indenização pode ser realizada por meio do aplicativo DPVAT Caixa.
Ao acessar o aplicativo selecione “Quero solicitar minha indenização DPVAT” e clique em “Iniciar solicitação”. Em seguida, será necessário informar os dados do acidente e escolher o tipo de indenização.
Vale destacar que será necessário neste momento anexar documentos que comprovem o acidente e as necessidades médicas.
Além disso, também é possível realizar a solicitação diretamente em uma agência do banco.
Qual o prazo de análise do DPVAT?
O prazo para análise e pagamento da DPVAT é de até 30 dias corridos, desde que a documentação esteja completa. Caso tenha pendências, o prazo de análise será reiniciado após a regularização dos documentos.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade