Publicidade

Radar da Imprensa

Top 27 empresas de capital aberto mais preparadas para o futuro no Brasil

Gigantes digitais e tradicionais se destacam no ranking

Top 27 empresas de capital aberto mais preparadas para o futuro no Brasil
Top 27 empresas de capital aberto mais preparadas para o futuro no Brasil Foto: Adobe Stock

Algumas empresas se destacam por sua capacidade de adaptação, inovação e sustentabilidade em um cenário cada vez mais competitivo. Entre as companhias de capital aberto, o Nubank (ROXO34), Netflix (NFLX34), Mercado Livre (MELI34), Amazon (AMZO34) e o Itaú (ITUB4) despontam como as cinco marcas mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro, segundo o estudo “Future-Proof Score 2024“, conduzido pela Timelens, consultoria de dados e insights do ecossistema FutureBrand.

Liderando o ranking, o Nubank foi o grande destaque da pesquisa. Com uma pontuação de 792, a fintech se posiciona à frente por sua habilidade em se expandir internacionalmente e oferecer uma experiência inovadora e coesa para seus clientes. A consistência da marca e o compromisso com um propósito claro de acessibilidade financeira são elementos que fortaleceram sua posição.

O setor de bens de consumo segue como o mais representado na lista, incluindo gigantes como Coca-Cola (COCA34) e RedBull (BUL), enquanto o varejo aparece com nomes como Magazine Luiza (MELI34) e Renner (LREN3).

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Empresas do ramo financeiro e serviços, como Itaú (ITUB4) e Porto Seguro (PSSA3), também se sobressaem, revelando que áreas tradicionais podem, sim, inovar para se manterem relevantes. No total, 30 marcas compõem o ranking, das quais as 27 de capital aberto foram destacadas como as mais preparadas.

Outro ponto de destaque no estudo é o avanço de marcas internacionais de tecnologia, como Apple (AAPL34), Microsoft (MSFT34) e Google (GOGL34). Esses gigantes se destacam pela incorporação de inteligência artificial e realidades aumentadas em seus produtos e serviços, moldando o cenário tecnológico e redefinindo padrões para diversos setores.

Paralelamente, o Mercado Livre (MGLU3) e a Amazon (AMZO34) conquistaram visibilidade pelo rápido ajuste às novas demandas do mercado, proporcionando experiências personalizadas que atraem e fidelizam os consumidores.

Os dados deste ano também revelam uma certa estabilidade em relação à lista anterior, publicada em 2021. Apesar da média de crescimento de apenas 1,3% no ranking, algumas marcas exibiram um progresso mais expressivo. O Itaú cresceu 12%, seguido pela Apple com 8% e Mercado Livre com 7%.

Confira abaixo o ranking das empresas de capital aberto mais qualificadas para o futuro:

  1. Nubank (ROXO34)
  2. Netflix (NFLX34)
  3. Mercado Livre (MELI34)
  4. Amazon (AMZO34)
  5. Itaú (ITUB4)
  6. Natura (NTCO3)
  7. Apple (AAPL34)
  8. Microsoft (MSFT34)
  9. Google (GOGL34)
  10. Adidas (ADS;ADDYY)
  11. Spotify (S1PO34)
  12. Samsung (SSNLF)
  13. McDonald’s (MCDC34)
  14. Magazine Luiza (MGLU3)
  15. C&A (CEAB3)
  16. Renner (LREN3)
  17. Burger King (ZAMP3)
  18. Coca-Cola (COCA34)
  19. RedBull (BUL)
  20. Nestlé (NESN)
  21. Brastemp (WHRL4)
  22. Shopee (S2EA34)
  23. Porto Seguro (PSSA3)
  24. Hering (HGTX3)
  25. Skol (ABEV3)
  26. Banco do Brasil (BBAS3)
  27. Petrobras (PETR4)

Colaborou: Gabrielly Bento.