

Para alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há um recurso que pode fazer a diferença no orçamento: um adicional de 25% no valor da aposentadoria.
Publicidade
Para alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há um recurso que pode fazer a diferença no orçamento: um adicional de 25% no valor da aposentadoria.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Esse benefício extra, pouco conhecido, destina-se a aposentados por invalidez que ocasionalmente precisam da ajuda constante de outra pessoa para realizar atividades diárias, como alimentação, locomoção e higiene pessoal.
O adicional é exclusivo para quem recebe aposentadoria por invalidez e comprova a necessidade de um cuidador. A legislação prevê que essa assistência permanente deve ser comprovada em uma perícia médica. O objetivo é ajudar a custear as despesas com cuidadores, essenciais para aqueles que já não realizam atividades de forma autônoma.
Entre as condições que podem dar direito ao benefício, estão:
Além dessas condições, o INSS prevê o direito ao adicional de 25% para outras situações de incapacidade que exijam assistência constante, mesmo quando o aposentado já recebe o valor máximo do benefício.
Se a solicitação for feita por um representante legal, também serão necessários:
A solicitação da aposentadoria por invalidez pode ser realizada online, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS, selecionando a opção “Pagamento de Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário” ou via telefone, ligando para o número 135.
Publicidade
O prazo médio de resposta do INSS para pedidos de adicional é de 45 dias, e o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo Meu INSS.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador