Radar da Imprensa

Aposentadoria: 4 opções de investimentos para se aposentar

O E-Investidor elencou 4 investimentos que podem ajudar a planejar a aposentadoria

Aposentadoria: 4 opções de investimentos para se aposentar
Quatro investimentos alternativos à previdência privada. (Foto: Envato Elements)

A aposentadoria dos brasileiros é um assunto que gera dúvidas e faz pensar como será o futuro. Diante disso, podem surgir algumas perguntas: como planejar alternativas que assegurem uma aposentadoria sólida, independentemente da previdência social, e mais atrativa do que os tradicionais planos de previdência privada?

O educador financeiro e sócio da AVG Capital, André Sandri, ajudou o E-Investidor a elencar 4 investimentos alternativos à previdência privada que podem te ajudar a começar a planejar a sua aposentadoria:

  • Tesouro Direto: os títulos públicos federais são considerados um dos mais seguros do mercado por serem garantidos pelo Governo Federal. A rentabilidade varia de acordo com o título escolhido. Sandri ressalta que esta opção oferece maior controle, possibilidade de diversificação e, muitas vezes, custos mais baixos em comparação com a previdência privada. “O investimento em previdência privada muitas vezes têm taxas mais elevadas e menos flexibilidade em comparação com outras opções. Por que pagar todas essas taxas se você pode obter conhecimento e fazer as aplicações diretamente?”, questiona Sandri;
  • Fundos Imobiliários (FIIs): Investimento em ativos imobiliários que oferecem rendimentos provenientes de aluguéis e valorização dos imóveis. A vantagem dos FIIs é a liquidez, já que eles podem ser negociados em bolsa, proporcionando resgates rápidos em comparação com planos de previdência com prazos de carência e possíveis tributações no resgate.
  • Ações: Investir em empresas listadas na bolsa de valores. Embora as ações possuam volatilidade e riscos associados ao desempenho das empresas e ao mercado em geral, elas podem oferecer retornos significativos no longo prazo.
  • Fundos de Investimento: nesta modalidade é possível investir em diversas classes de ativos, como ações, renda fixa e câmbio. O risco e o retorno variam conforme a estratégia do fundo. A diversificação por meio de investimentos alternativos ajuda a proteger o investidor contra a baixa performance de um setor específico.

Para saber mais sobre alternativas que assegurem a aposentadoria, leia a matéria completa aqui.

(Colaborou: Beatriz Castro)

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos