

Mark Cuban é um dos empresários mais conhecidos dos Estados Unidos, famoso por seu estilo direto, visão estratégica e por ser um dos jurados do programa Shark Tank.
Publicidade
Mark Cuban é um dos empresários mais conhecidos dos Estados Unidos, famoso por seu estilo direto, visão estratégica e por ser um dos jurados do programa Shark Tank.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ele construiu sua fortuna com tecnologia e mídia, sendo cofundador da Broadcast, posteriormente, proprietário do time de basquete, Dallas Mavericks.
Cuban também é conhecido por oferecer conselhos práticos e realistas a empreendedores, especialmente aqueles que estão começando seus próprios negócios.
As pequenas empresas representam a espinha dorsal da economia americana, somando mais de 33 milhões em funcionamento. Ainda que abrir um negócio seja uma meta alcançável, transformá-lo em algo rentável e duradouro continua sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas por empreendedores.
Publicidade
Pensando nisso, Mark Cuban compartilha alguns conselhos que podem ser valiosos para quem deseja prosperar no competitivo mercado de 2025.
Quando se inicia uma empresa, é natural ouvir inúmeras opiniões e sugestões. Mas segundo Cuban, é fundamental filtrar essas informações.
Muitas vezes, os clientes sugerem mudanças ou ajustes no seu produto que podem não se alinhar com a visão original do negócio. O segredo, segundo ele, é manter o foco no que você acredita e vender a sua ideia, em vez de permitir que outros ditem os rumos dela.
“Quando você está apenas começando um pequeno negócio, é fácil desperdiçar uma oportunidade se você se deixar levar por ideias diferentes”, afirmou o bilionário ao Make It da CNBC.
Amor por uma ideia não garante que ela vá funcionar. É preciso estar atento aos sinais de que a estratégia atual não está funcionando, especialmente quando não há retorno financeiro.
Para Cuban, é essencial saber a hora de se adaptar, reavaliar a proposta de valor e, se necessário, pivotar. O dinheiro, neste caso, é um termômetro que ajuda a tomar decisões com mais clareza.
Empreender é enfrentar riscos e incertezas. Muitos negócios fecham antes de completar um ano, e poucos chegam a uma década de existência. Por isso, manter a autoconfiança, mesmo em tempos difíceis, é indispensável.
Publicidade
Cuban defende que acreditar em si mesmo é uma vantagem competitiva poderosa. Isso também é defendido por outros especialistas, como Bonnie Low-Kramen, que aponta a confiança como um diferencial decisivo no ambiente corporativo, às vezes até mais relevante que habilidades técnicas.
“A confiança é um assunto sério e o diferencial mais importante no ambiente de trabalho”, escreveu Low-Kramen em seu livro Staff Matters: People-Focused Solutions for the Ultimate New Workplace.
Com tantas possibilidades de negócio, é essencial identificar suas próprias habilidades e interesses. Mark Cuban destaca que todos têm um ponto forte, algo que fazem excepcionalmente bem, e encontrar isso pode ser a chave para o sucesso. Ter curiosidade, experimentar e perseguir aquilo que você realmente gosta aumenta significativamente as chances de criar um negócio sólido e duradouro.
Em um vídeo no YouTube, Mark Cuban afirma: “Encontre as coisas que você gosta, seja curioso. Você não precisa ter todas as respostas, mas seja curioso.”
Colaborou: Caroline Andrade.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador