Radar da Imprensa

Febraban alerta para novo golpe usando o nome da federação em mensagens falsas; Entenda

O golpe consiste em solicitar transações financeiras ou dados bancários

Febraban alerta para novo golpe usando o nome da federação em mensagens falsas; Entenda
Febraban alerta para novo golpe usando o nome da federação em mensagens falsas Foto: Envato Elements

Golpistas estão utilizando o nome da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em mensagens de texto fraudulentas, informando sobre transações aparentemente suspeitas e solicitando que os clientes entrem em contato com uma suposta central de atendimento.

O alerta sobre o novo golpe foi emitido pela própria federação. Segundo a instituição, ao ligar para o número fornecido na mensagem, os golpistas informam à vítima que a transação está em análise e ainda não aparece na fatura do cliente.

Em seguida, a pessoa é induzida a realizar uma transação financeira para resolver a suposta pendência ou são solicitados os dados pessoais dela, como número de conta e senha, para supostamente cancelar a operação.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

No alerta emitido, a Febraban reforça que não contata pessoas físicas ou jurídicas por meio de SMS, ligação telefônica, carta, e-mail, WhatsApp ou redes sociais, para procedimentos de segurança ou operações financeiras.

Caso receba alguma mensagem suspeita, os clientes são incentivados a verificarem diretamente com suas instituições financeiras e a não compartilharem informações confidenciais por telefone ou em links fornecidos.

Colaboração: Renata Duque.