O mês de novembro terá feriados nacionais. Imagem: Adobe Stock.
O mês de novembro se destaca no calendário brasileiro por reunir importantes datas cívicas e religiosas e, em 2025, o mês contará com três feriados nacionais. Desses, apenas um cairá em um dia útil, permitindo a possibilidade de um descanso prolongado para parte dos trabalhadores.
Em 2025, a data cairá em um domingo, o que significa que não haverá alteração na rotina da maioria das empresas e instituições. Mesmo assim, o dia mantém sua relevância simbólica.
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
Outro marco importante do calendário nacional é o feriado da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro. Essa data celebra a transição do Brasil do regime monárquico para o republicano, ocorrida em 1889.
Em 2025, o feriado cairá em um sábado, não gerando feriado prolongado durante a semana.
20 de novembro – Dia da Consciência Negra (quinta-feira)
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é o único feriado de novembro de 2025 que cairá em um dia útil, mais precisamente em uma quinta-feira. Esse feriado cair em uma quinta abre espaço para uma possível emenda, com empresas e repartições públicas podendo liberar a sexta-feira.
O mês reúne datas importantes para o país e religião. Imagem: Adobe Stock.
Cumprimento das normas no setor público
Serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, devem se manter funcionamento, garantindo atendimento à população em qualquer horário e situação. Além disso, o setor público não pode adotar feriados municipais ou estaduais que não estejam previstos oficialmente, salvo quando se tratar da data oficial do respectivo estado, de acordo com o MGISP.
Feriados locais e flexibilidade religiosa
A norma também assegura respeito à diversidade religiosa: servidores de diferentes credos podem solicitar dispensa em dias específicos ligados às suas comemorações, desde que haja compensação de horas e autorização prévia da empresa.