O FGTS Digital, lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em março deste ano, tem como objetivo trazer maior agilidade e praticidade aos empregadores e, por este motivo, elegeu o Pix como a única maneira de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Leia também
De acordo com o portal oficial do Governo Federal, o Pix foi escolhido por ser um sistema por meio do qual valores são transferidos, de forma segura, entre contas, em poucos segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive feriados e finais de semana.
“Poderá ser efetuado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga; sendo GRATUITO tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, na modalidade “Pix – Cobrança”, a utilizada pelas guias do FGTS Digital“, diz trecho da matéria.
Publicidade
Por ser o método oficial da plataforma, os pagamentos via Pix são gerados automaticamente. Na prática, pela plataforma, os boletos gerados terão um QR Code Pix para o pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira do empregador.
Vale citar que o Governo Federal alerta que não será possível realizar o pagamento via Pix com dinheiro em espécie, seguindo as regras do Banco Central (BC) que determinam que todo o pagamento nesta modalidade deve ter como origem valores depositados em conta bancária.
Colaborou: Vitória Tedeschi.