

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício voltado aos trabalhadores com carteira assinada e visa oferecer uma reserva financeira em momentos específicos.
Publicidade
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício voltado aos trabalhadores com carteira assinada e visa oferecer uma reserva financeira em momentos específicos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Além de proteger o trabalhador em situações como demissão sem justa causa, doenças graves e aposentadoria, o fundo passou, a partir de 2020, a disponibilizar o saque-aniversário, que permite retiradas anuais de parte do saldo.
Esta modalidade de saque e a opção de antecipação do valor abriram novas possibilidades de uso do valor. Levando muitos a questionarem se vale a pena sacar esse recurso para pagar dívidas.
A inadimplência no Brasil tem aumentado, e hoje cerca de 78% dos brasileiros possuem algum tipo de dívida, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Publicidade
Segundo especialistas para o E-Investidor, usar o FGTS para pagar dívidas pode ser uma opção interessante, especialmente para o pagamento de dívidas com altas taxas de juros, como cartão de crédito ou cheque especial, que representam uma carga pesada no orçamento.
Camila Poltronieri Flaquer, da Recuperação, ressalta que o uso do FGTS pode ser uma boa opção para evitar pagar taxas altas de juros.
Entretanto, ela alerta: “O principal risco de uma pessoa comprometer essa reserva sem planejamento é acabar ficando sem dinheiro quando precisar, o que é muito complicado”.
Conforme blog do banco Inter, aos interessados em usar o FGTS para esse fim, é recomendável fazer uma análise cuidadosa das dívidas, priorizando as de maior custo financeiro, negociar o saldo e liberar o orçamento mensal, proporcionando mais segurança e estabilidade para planejar o futuro financeiro.
Para aqueles em uma situação financeira estável, o saldo do FGTS também pode ser uma oportunidade para investir e gerar rendimentos maiores.
Publicidade
A rentabilidade do FGTS é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), a qual é baixa em comparação com muitos investimentos de renda fixa. Por isso, ao aplicar em opções com maior rentabilidade você pode obter retornos superiores.
Ao considerar um investimento, avalie a rentabilidade, defina objetivos claros e escolha o investimento certo conforme os seus objetivos. Confira algumas opções para investimento:
O saque do FGTS pode ser uma ferramenta poderosa para quitar dívidas ou iniciar investimentos, desde que bem planejada.
Se as dívidas têm juros elevados ou afetam a saúde financeira, priorizar o pagamento delas com o FGTS pode ser a melhor estratégia. Por outro lado, se há estabilidade financeira e disposição para riscos, investir o valor retirado pode trazer ganhos mais expressivos no longo prazo.
Em qualquer situação, o trabalhador deve analisar seu quadro financeiro para aproveitar ao máximo o saldo do FGTS e tomar uma decisão que traga segurança e crescimento financeiro.
A consulta ao saldo do fundo é realizada por meio do aplicativo FGTS, clique aqui para fazer o download. Após instalar o aplicativo basta seguir o passo a passo:
O pedido de saque do FGTS pode ser feito sem custos por meio do aplicativo. Abaixo, confira o passo a passo para realizar o procedimento:
Após finalizar o processo, seu pedido de saque será confirmado. Se autorizado, o valor solicitado do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estará disponível em até 5 dias úteis.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador