Na última terça-feira (14), a agência de classificação de risco Fitch afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CLSC4) e de suas subsidiárias, Celesc Distribuição (Celesc D) e Celesc Geração (Celesc G).
Leia também
Em comunicado divulgado pela companhia, a Fitch anunciou que os ratings refletem a atuação preponderante do grupo Celesc no regulado segmento de distribuição de energia elétrica, de risco baixo a moderado.
“A Celesc D tem que lidar com alguma volatilidade de fluxo de caixa e tem o desafio de melhorar sua eficiência operacional, ainda que tenha obtido ganhos recentes. Os demais negócios do grupo são pouco representativos, e a existência de apenas uma distribuidora concentra riscos operacionais”, diz trecho do comunicado.
Publicidade
Foi informado ainda que a perspectiva dos ratings corporativos é ‘estável’ e que a alavancagem financeira do grupo deve permanecer em patamares conservadores, embora haja expectativa de ligeiro aumento decorrente de maiores investimentos na rede de distribuição, que serão fundamentais para assegurar novos ganhos de eficiência e fortalecer a geração de caixa a partir da próxima revisão tarifária da Celesc D, em 2026, escrevem os analistas da Fitch.
Após a análise, por volta das 15h21 desta quinta-feira (16), as ações CLSC4 operam em alta de 2,04%, cotadas a R$60,50.
Colaborou: Vitória Tedeschi.