

Recentemente uma megaoperação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Publicidade
Recentemente uma megaoperação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), revelou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A investigação aponta que mais de R$ 6,3 bilhões podem ter sido desviados entre 2019 e 2024, por meio de descontos indevidos nas aposentadorias e pensões de milhares de brasileiros.
O golpe envolvia associações que cobravam mensalidades supostamente para oferecer benefícios como planos de saúde e assistência jurídica, mas, na prática, muitos aposentados nunca autorizaram essas cobranças e nem receberam qualquer serviço.
Publicidade
Conforme matéria do E-Investidor, diante das evidências o INSS decidiu suspender todos os descontos relacionados às mensalidades envolvidas na fraude. Paralelamente, o Governo Federal está elaborando um plano para devolver os valores descontados de forma fraudulenta entre 2019 e 2024.
Se você é aposentado ou pensionista e tem dúvidas se foi uma das vítimas, veja a seguir como verificar se houve desconto irregular no seu benefício:
Fique atento a cobranças com nomes de associações, clubes ou serviços que você não reconhece. Se aparecer alguma mensalidade que você nunca autorizou, é sinal de que pode ter sido vítima da fraude.
Caso encontre cobranças suspeitas, é possível pedir a exclusão da mensalidade por meio do site Meu INSS. Ao logar na plataforma procure clique em “Novo Pedido” e digite “Excluir mensalidade” na busca. Selecione o serviço que aparece como desconto e siga as instruções da tela e envie a solicitação.
Além disso, é possível fazer esse pedido pelo telefone da Central 135 ou agendando atendimento presencial em uma agência do INSS.
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador