Publicidade

Radar da Imprensa

Bancos passam a operar em novo horário nesta semana; saiba mais

Neste mês, terá dois feriados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra

Bancos passam a operar em novo horário nesta semana; saiba mais
Qual o funcionamento dos bancos nos feriados de novembro? Foto: Adobe Stock

Esta e a próxima semana são um período em que os brasileiros que utilizam serviços bancários devem ter atenção redobrada. Isso porque os feriados nacionais da Proclamação da República (15 de novembro) e, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) resultarão no fechamento dos bancos de todo o país, conforme determinação do Banco Central (BC).

Este ano, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será realizado como feriado nacional, o que afetará o expediente bancário em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, além desses dois feriados nacionais, os bancos também ficarão fechados nos dias 18 e 19 de novembro, em razão de feriados locais exclusivos do município.

Seguindo as normas do Banco Central, as agências bancárias não operam aos finais de semana e feriados, sendo assim, o atendimento ao público será suspenso em todas as unidades do país nas datas comemorativas deste mês.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

No dia anterior aos feriados, as agências funcionam normalmente, das 10h às 16h nas capitais e das 11h às 16h no interior.

O que fazer se suas contas vencem no feriado?

Para aqueles que possuem contas com vencimento nos dias de feriado, não há motivos para preocupação. As instituições financeiras garantem que os pagamentos realizados até o dia útil seguinte ao feriado serão considerados dentro do prazo, sem a incidência de juros.

Por exemplo, as contas que vencem em 15 de novembro podem ser pagas até segunda-feira, dia 18, e as que vencem no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, podem ser quitadas até quinta-feira, dia 21.

Para quem deseja evitar transtornos, a recomendação é antecipar o pagamento das contas para o dia útil anterior ao feriado e as possíveis idas aos bancos, garantindo assim a quitação sem preocupações.

Colaborou: Gabrielly Bento.