

Com o aumento de 6,8% nas vendas do comércio para o Dia das Mães em 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, também cresceu o número de golpes.
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Com o aumento de 6,8% nas vendas do comércio para o Dia das Mães em 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, também cresceu o número de golpes.
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A celebração, que será comemorada no próximo domingo, 11 de maio, marcada por fortes apelos emocionais e grande movimentação financeira, tornou-se um prato cheio para criminosos virtuais.
Conforme a Agência Brasil, entre os golpes mais frequentes nesta época, estão:
Criminosos batem à porta das vítimas com supostos presentes ou brindes em nome de lojas conhecidas. Para finalizar a “entrega”, exigem o pagamento de uma taxa simbólica via cartão.
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A maquininha, no entanto, tem o visor quebrado ou manipulado, e cobra valores muito acima do informado. Em outros casos, exigem uma selfie como “comprovante”, usada depois para acessar contas bancárias.
Sites de e-commerce clonados ou completamente falsos se multiplicam durante o período, oferecendo promoções irresistíveis. Após o pagamento, os produtos nunca são entregues, e os dados da vítima ainda podem ser usados em novos golpes.
Para se proteger, o ideal é sempre conferir o endereço oficial da loja e evitar clicar em links enviados por terceiros.
Outra fraude recorrente envolve ligações em que supostos atendentes de bancos ou operadoras de cartão afirmam que houve uma compra suspeita.
O objetivo é fazer a vítima fornecer informações confidenciais, como senhas ou dados do cartão. Vale lembrar: bancos nunca pedem essas informações por telefone.
Mensagens de texto com links falsos continuam sendo uma armadilha comum. Com temas como “resgate seus pontos” ou “compra aprovada, clique para cancelar”, os criminosos levam a vítima a páginas falsas que coletam dados pessoais e bancários.
Conforme a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a recomendação aos consumidores é ativar a autenticação em duas etapas em aplicativos financeiros, bloquear o celular em caso de perda ou roubo e nunca compartilhar senhas ou códigos de verificação.
Em caso de golpe, a orientação é acionar imediatamente o banco pelos canais oficiais, registrar boletim de ocorrência e informar a operadora de telefonia, se necessário.
Colaborou: Renata Duque.
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