Com a chegada de um novo ano, muitos aproveitam essa época para reorganizar suas finanças e traçar metas que trazem mais estabilidade financeira. Sonhando com uma viagem, a compra da casa própria ou simplesmente com uma reserva para imprevistos? Guardar dinheiro pode parecer um desafio, mas com as estratégias certas, é possível alcançar os objetivos financeiros.
Leia também
Se você quer fazer de 2025 o ano em que finalmente vai economizar dinheiro, confira quatro estratégias práticas e simples de aplicar no dia a dia, segundo o blog da Nubank.
1. Transforme seus objetivos em metas claras
Guardar dinheiro sem um propósito específico pode ser desmotivador. Defina objetivos concretos, como fazer uma viagem, comprar um carro, montar um fundo de emergência ou investir na sua educação. Ao dar nome às metas, você não apenas visualiza o resultado, mas também ganha mais motivação para evitar gastos desnecessários.
Por exemplo, em vez de pensar apenas em “economizar“, diga: “Quero juntar R$ 10 mil para dar entrada no meu apartamento até o final do ano”. Essa clareza ajuda a criar um plano mais estruturado.
2. Construa seu orçamento mensal
Um bom planejamento financeiro começa com o orçamento. Liste todas as suas receitas e despesas fixas e variáveis. Ferramentas como planilhas, aplicativos financeiros ou até mesmo um caderno podem ser grandes aliados para acompanhar o que entra e sai do seu bolso.
Publicidade
A ideia é identificar quanto se pode economizar mensalmente sem comprometer necessidades básicas. Utilize a regra 50-30-20: 50% para despesas essenciais (moradia, alimentação), 30% para desejos pessoais (lazer, hobbies) e 20% para investimentos e economia.
3. Organize suas finanças e elimine excessos
Faça uma verdadeira “faxina financeira”. Cancele assinaturas que você não utiliza, renegocie dívidas e revise contratos de serviços como internet ou TV por assinatura. Existem despesas pequenas, mas recorrentes, que podem ser cortadas, como taxas bancárias ou compras por impulso.
Além disso, aproveite para verificar se você tem dinheiro “esquecido” em contas antigas ou fundos inativos.
4. Escolha o melhor lugar para guardar seu dinheiro
Não basta economizar, é preciso pensar em como fazer o seu dinheiro render. Em vez de deixar tudo na poupança, que tem baixa rentabilidade, explore outras opções. Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento ou mesmo a famosa renda variável podem ser mais vantajosos.
Se precisar, conte com a ajuda de um consultor financeiro para entender qual é a melhor estratégia para o seu perfil.
Guardar dinheiro não precisa ser complicado. Com essas estratégias, é possível entrar em 2025 com um plano claro e começar a construir um futuro financeiro mais seguro.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.