Você sabia que pode haver uma “herança surpresa” esperando por você? Milhões de brasileiros podem estar perdendo a chance de acessar valores esquecidos em contas bancárias ou outras instituições financeiras de parentes falecidos.
Leia também
Segundo dados do Banco Central, mais de R$ 2,5 bilhões devem ser sacados por herdeiros, inventariantes e representantes legais. Conforme matéria do E-Investidor, o montante a ser sacado pertence a mais de 4,59 milhões de pessoas já falecidas.
Como consultar o valor da “herança surpresa”?
A consulta ao valor pode ser realizada pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), iniciativa do Banco Central que permite a consulta gratuita de valores esquecidos em contas bancárias e outras instituições financeiras. Confira o passo a passo para consultar:
- Acesse o site oficial do Banco Central;
- Insira os dados da pessoa falecida, como CPF/CNPJ e dados de nascimento;
- A plataforma informará se há valores disponíveis para resgate, e, depois,
- Basta seguir as instruções para solicitar o saque.
Até quando posso resgatar o valor da “herança surpresa”?
Conforme informado em nota oficial, o prazo final para resgate é até amanhã, 16 de outubro. Após a data, será publicado um edital com os valores coletados pela União. A partir da publicação do edital, os cidadãos terão mais 30 dias para realizar o resgate.
Caso perca o prazo adicional de 30 dias, ainda será possível reivindicar o valor da “herança surpresa” judicialmente por até seis meses. No entanto, se não houver ação, o dinheiro esquecido será transferido ao Tesouro Nacional.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.