

Desde a última semana, milhares de contribuintes aguardam ansiosamente pelo crédito da restituição do Imposto de Renda 2024. Apesar do pagamento do primeiro lote ter ocorrido no dia 31 de maio, muitos ainda não receberam o valor.
Publicidade
Desde a última semana, milhares de contribuintes aguardam ansiosamente pelo crédito da restituição do Imposto de Renda 2024. Apesar do pagamento do primeiro lote ter ocorrido no dia 31 de maio, muitos ainda não receberam o valor.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com a Receita Federal, no primeiro lote de restituição cerca de 5,6 milhões de contribuintes foram contemplados, somando um valor total pago de R$ 9,5 bilhões. Mas não se preocupe, se sua restituição não caiu até o momento, existem algumas explicações para o que pode ter acontecido:
Um dos motivos mais comuns para o atraso na restituição é a existência de erros na declaração do Imposto de Renda. Informações incorretas, omissões ou divergências nos dados podem fazer com que a declaração caia na malha fina. É importante revisar todos os dados informados, como rendimentos, deduções e fontes pagadoras.
Contribuintes que possuem pendências com a Receita Federal, como débitos de anos anteriores ou falta de regularização de CPF, também podem ter a restituição bloqueada até que todas as questões sejam resolvidas. Verifique no site da Receita se há alguma pendência em seu nome, o que pode explicar seu não recebimento.
A restituição do Imposto de Renda é depositada na conta bancária informada na declaração. Caso os dados bancários estejam desatualizados ou incorretos, o pagamento não será efetuado. Certifique-se de que as informações bancárias fornecidas estejam corretas e atualizadas.
A restituição do Imposto de Renda é processada em lotes, e a ordem de pagamento pode variar. Contribuintes que enviaram a declaração nos últimos dias do prazo, por exemplo, podem ter sua restituição processada em um dos últimos lotes. Ou seja, se você não faz parte do grupo de prioridade que recebeu no 1º lote, pode ser que receba até o dia 30 de setembro (data do último lote).
Para quem ainda não recebeu a restituição e não sabe qual lote está, é possível consultar o lote em que se encontram no site da Receita. Confira mais detalhes abaixo.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador