A revisão do benefício previdenciário é uma oportunidade para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentarem o valor de aposentadorias, pensões ou auxílios.
Leia também
Muitos brasileiros deixam de verificar erros no cálculo ou no tempo de contribuição, perdendo assim a chance de melhorar seus rendimentos mensais e até de receber valores retroativos.
O que é a Revisão do Benefício?
A revisão é uma nova análise do benefício concedido pelo INSS. Ela pode ser solicitada tanto por aposentados quanto por beneficiários de pensões ou auxílios que identificam falhas no cálculo ou acreditam que houve algum período não computado.
A principal vantagem é corrigir equívocos, podendo resultar no aumento da renda mensal e no pagamento de valores atrasados referentes a contribuições não consideradas.
Quem pode solicitar?
Esse serviço é indicado nos casos, por exemplo, de:
- Ajustes do valor do benefício ou do tempo de contribuição considerado;
- Inclusão/alteração/exclusão de dependentes;
- Apresentação de novos documentos.
Prazo para pedir a revisão
Segundo o portal do Governo, o segurado tem 10 anos para solicitar a revisão do benefício, contados a partir da data em que ele foi concedido. Esse prazo é conhecido como decadência. No entanto, existem exceções, como em situações de incapacidade permanente ou erro do INSS, que podem permitir a solicitação após esse período.
Como solicitar a revisão
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Confira o passo a passo:
- Entre no Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- Clique em Novo Pedido;
- Digite: Revisão;
- Escolha o benefício,
- Leia e avance conforme instruções.
Em caso de dúvidas sobre a revisão do benefício do INSS, entre em contato pelo telefone 135.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.