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INSS: quem pode receber o pagamento do mês em caso de morte do beneficiário?

Entenda como funciona a sucessão de benefícios previdenciários

INSS: quem pode receber o pagamento do mês em caso de morte do beneficiário?
INSS: quem pode receber o pagamento do mês em caso de morte do beneficiário? Foto: Adobe Stock

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por garantir a seguridade social no Brasil, oferecendo diversos benefícios que incluem aposentadorias, pensões e auxílios.

No entanto, a morte de um beneficiário do INSS levanta diversas questões sobre o destino dos pagamentos: Quem tem direito a receber os valores referentes ao mês em que ocorreu o falecimento? E como proceder para solicitar esses pagamentos?

Quem pode receber?

Em geral, os dependentes do beneficiário falecido têm direito a receber os valores não recebidos até a data do óbito. Os valores não recebidos até a data do óbito são chamados de pagamento residual.

Este valor corresponde à fração do valor do mês do óbito mais o décimo terceiro proporcional. A lei estabelece uma ordem de preferência para os dependentes:

  • Classe 1: Cônjuge, companheiro(a), filhos não emancipados menores de 21 anos ou com qualquer tipo de deficiência;
  • Classe 2: Pais do falecido;
  • Classe 3: Irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou com qualquer tipo de deficiência.

O que fazer para solicitar o pagamento?

Para solicitar os pagamentos, os dependentes ou representantes legais devem entrar em contato com o INSS e apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)
  • Número do CPF do beneficiário falecido e do dependente
  • Certidão de óbito do segurado
  • Número do benefício do segurado
  • Alvará judicial ou partilha por escritura pública

Caso a solicitação seja feita por um representante legal, é preciso mais as seguintes documentações:

  • Termo de Responsabilidade (modelo do INSS);
  • Termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda)

Onde solicitar?

A solicitação pode ser feita de forma online através do portal ou aplicativo Meu INSS, basta selecionar a opção do serviço “Pagamento de Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário” ou pelo telefone 135.

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Colaborou: Gabrielly Bento.